Filhotinhos de lobo podem ser vistos neste fim de semana no Zoológico de São Paulo

nd

qua, 06/09/2000 - 16h48 | Do Portal do Governo

Pela primeira vez, neste fim de semana prolongado, os visitantes do Zoológico de São Paulo poderão ver os três filhotinhos de lobo europeu nascidos na instituição no dia 18 de julho. ‘Como eles já estão com 40 dias, começaram a sair um pouco da toca onde nasceram’, conta o diretor do Zoológico, Professor Dr. André Luiz Paranhos Perondini. ‘Com um pouco de sorte, é possível ver tanto os lobinhos passeando pelo recinto, como sendo cuidado pelos pais, que são muito dedicados’, diz o professor.
Os três lobinhos se constituem na primeira ninhada dos lobos que o Zoológico recebeu do Canadá há três anos. São dois casais, ambos expostos em recintos vizinhos, mas por enquanto apenas um deles procriou.
A responsável pelo Setor de Mamíferos do Zoológico, a bióloga Katia Cassaro, explica que o lobo europeu tem o nome científico de Canis lupus, é uma espécie única que colonizou grande parte do mundo, da mesma forma que os seres humanos, tanto que o lobo se espalhou pela Ásia, pela Europa, pela América do Norte, com distribuição que atinge o Círculo Polar Ártico. Perseguido pelo homem, entretanto, de que é um rival, até certo ponto, o lobo foi caçado até a extinção na Inglaterra, na França e em muitos Estados norte-americanos, que hoje estão fazendo o repovoamento de muitas áreas com essa espécie. Também na França alguns lobos foram avistados recentemente nos Alpes, onde há décadas não existiam.
Extremamente inteligente e origem distante das várias raças de cães domésticos hoje existentes, o lobo vive em grupos familiares bastante grande, tem estratégias de caça em conjunto e é um fator ecológico importante, pois as alcatéias sempre atacam os animais mais fracos e doentes nos rebanhos de alces, cervos e caribus e com isso contribuem para que apenas os mais sadios se reproduzam e se multipliquem.
Os cães domésticos continuam apresentando alguns comportamentos herdados dos lobos, como o de tentar lamber a boca das pessoas. Os filhotinhos de lobo lambem a boca dos pais para provocar a regurgitação da comida pré-ingerida, que então volta á boca da loba, que a repassa para os filhos. No Zoológico, os lobinhos recém-desmamados estão começando a adotar esse comportamento e recebem assim tanto a carne que os pais comeram, como maçãs regurgitadas.
‘Originalmente, os lobos são comedores de frutas, mas nos lhes damos maçãs, para ajudar na limpeza dos dentes e evitar a formação de tártaro’, explica Katia Cassaro.