Festival da Juventude Paulista vai até o dia 3

Anote a programação, que inclui exposições e lançamento de pesquisas sobre juventude, arte e cultura

ter, 02/12/2008 - 10h16 | Do Portal do Governo

Atualizada às 11h41

Até o próximo dia 3, cerca de mil jovens participam do II Festival da Juventude Paulista, para debates, exposições e lançamento de pesquisas sobre juventude, arte e cultura. A abertura aconteceu na noite de segunda-feira e contou com a presença do governador José Serra.

O festival, organizado pela Coordenadoria de Programas para a Juventude, da Secretaria de Relações Institucionais, a pedido do governador José Serra, terá atividades durante o dia e à noite. No período diurno, na no Espaço Cidadania – Auditório André Franco Montoro, da Secretaria de Justiça e Cidadania,.haverá discussões e reflexões sobre políticas públicas de juventude, cultura e geração de renda. À noite, no Memorial da América Latina, serão feitas apresentações artísticas e culturais, promovidas por grupos jovens paulistas.

A expectativa é que o II Festival da Juventude Paulista envolva um público de 150 pessoas, nas atividades diurnas, e 800 pessoas, na Mostra Cultural realizada à noite.

Encontros Regionais

No primeiro semestre deste ano, a Coordenadoria de Juventude executou, em parceria com o Cepam, uma série de encontros com gestores municipais de todas as Regiões do Estado. Além de mapear a situação das políticas de juventude no estado, o objetivo era retomar e fortalecer a Rede Estadual de Gestores de Juventude de SP.

Durante o Festival, foi lançada publicação e vídeo que reúnem todo o conteúdo dessa grande “caravana de juventude” e anunciado o II Ciclo dos Encontros Regionais, que deve acontecer no primeiro semestre de 2009.

Além das apresentações culturais e das reuniões da Rede de Gestores de Juventude, haverá durante o Festival, visitas de intercâmbio ao Centro Cultural da Juventude de SP e ao Centro de Juventude de São Caetano do Sul e mesa redonda para discutir e apresentar os caminhos possíveis para que a Cultura seja uma fonte de renda para os jovens.

Programação

Dia 2/12

 9:30 às 12:30 – Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo – Encontro Estadual de Rede de Gestores de Juventude de São Paulo – Lançamento da Publicação: “Encontros Regionais de Políticas Públicas de Juventude: Resultados e Perspectivas”. Debate

14:30 às 17:00– Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo – Mesa Redonda: “Cultura, Cidadania e Geração de Renda: Caminhos e Possibilidades de Ação”. Lançamento da publicação: “Guia de Apoio Cultural – Passo a Passo”. Convidados: Antonio Rocha – ProAC – Programa de Ação Cultural (Secretaria Estadual da Cultura de SP); Marilia de Lima – Cooperativa Cultural Brasileira; Rosa Maria Falzoni – Programa VAI – Valorização das Iniciativas Culturais (Secretaria Municipal da Cultura de SP); Jovens da Produtora Querô Filmes da cidade de Santos; Mariana Costa – Instituto Eletrocooperativa.

19:00 às 22:00 – Memorial da América Latina – Apresentação Cultural: Orquestra de Metais Lyra Tatuí: Uma orquestra composta por 90 jovens, que tocam músicas brasileiras, enquanto se levantam, dançam e interagem com o público. Intervenções culturais: Trupe Fuleragem: A Trupe é formada por atores, poetas, escritores e estudantes das Artes Cênicas e Cômicas. A interação com o público ocorre mediante intervenções improvisadas, sempre utilizando as linguagens de palhaços (clown) e commédia dell’ arte. Integrarte – Corpo de Dança:    O espetáculo, que une vários ritmos, do break ao tango, tem a ousadia de colocar lado a lado bailarinos surdos e ouvintes, graças a um processo de desenvolvimento do ritmo corporal e interior. Graffiti com Pipoca: Graffiteiros, designers gráficos, fotógrafos e DJ´s unem a arte do graffiti com o audiovisual.

Dia 3/12

9:30 às 12:30Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo – Encontro Estadual da Rede de Gestores de Juventude de SP – Propostas para 2009

14:00 às 18:00 – Atividade externa – Visitas de intercâmbio: ao Centro Cultural da Juventude de São Paulo e ao Centro de Referência de Juventude – Estação Jovem de São Caetano do Sul

19:00 às 22:00Memorial da América Latina – Apresentação Cultural:  Meninos do Morumbi: Com muitas cores, instrumentos e dança, o grupo apresenta diversas canções de autoria dos próprios jovens, músicas folclóricas do Brasil e da África, do universo pop, dos cultos afro-brasileiros, além de obras de compositores internacionais. Intervenções culturais: Orquestra de Berimbaus: Orquestra formada por mestres, professores de capoeira e pessoas da comunidade, tem em seu repertório citações de clássicos da música popular que permeiam toques de capoeira, além de misturar o som de blues com outros ritmos brasileiros. Arrastão do Beco: A alegria dos ritmos da cultura popular brasileira é difundida nessa apresentação, com um repertório variado de ritmos percussivos (principalmente o Maracatu de Baque Virado), dando uma identidade à diversas linguagens folclóricas. Graffiti com Pipoca: Graffiteiros, designers gráficos, fotógrafos e DJ´s unem a arte do graffiti com o audiovisual.