Feriado prolongado terá esquema especial de operação na CPTM, Metrô e EMTU

Confira como funcionará o transporte público neste final de semana prolongado

sex, 29/10/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

A CPTM, o Metrô e a EMTU/SP terão esquema diferenciado de operação neste feriado prolongado, que começa nesta sexta-feira, 29, e vai até terça-feira, 2 de novembro (feriado de Finados). Veja como fica o funcionamento das linhas do transporte metropolitano:

CPTM

Na terça-feira (2), por causa do feriado, a circulação será igual a um domingo típico. No sábado, 30 e domingo, 31, a operação ocorrerá de maneira semelhante a um fim de semana habitual. Nesses dias, quando há uma significativa queda na demanda de usuários, a CPTM promove intervenções de manutenção e obras de melhoria do sistema, modificando os intervalos em suas linhas. A medida visa minimizar os impactos na operação. A circulação na segunda-feira, 1, será a mesma de um dia útil. Veja como fica a circulação em cada linha:

Linha 7-Rubi (Luz-Jundiaí)
Das 7 até às 19 horas de terça-feira, 2, devido à substituição de trilhos na via entre as estações Lapa e Piqueri, os trens circularão com maiores intervalos.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)
Das 8 às 20 horas de terça-feira, 2, a circulação será feita com maiores intervalos por conta de serviços de solda de trilhos entre as estações Barueri e Sagrado Coração.

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)
Das 9 às 20 horas de terça feira, 2, em razão da substituição de componentes das vias e trilhos entre as estações Pinheiros e Cidade Jardim, os trens circularão com maiores intervalos.

Linha 10-Turquesa (Luz – Rio Grande da Serra)
Das 4 até as 23h59 de sábado, 30, devido à substituição de aparelhos de mudança de via entre as estações Santo André e Capuava, os trens circularão com maiores intervalos.

Das 4 até as 23h59 de terça-feira, 2, em função da substituição de aparelho de mudança de via entre as estações Santo André e Capuava, a operação será feita com maiores intervalos.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
A partir das 18 de domingo, 31, com término previsto às 3h30 de quarta-feira, 3, devido à implantação de nova sinalização, os passageiros que quiserem seguir até a Estação Brás pela Linha 12-Safira deverão fazer transferência obrigatória para a Linha 11-Coral na Estação Tatuapé. No entanto, a circulação será realizada normalmente entre as estações Tatuapé a Calmon Viana sem alteração nos intervalos.

Metrô

Na sexta-feira, 29, para atender os usuários que pretendem deixar a cidade por meio dos Terminais Rodoviários, o Metrô reforçará a oferta de viagens no período da noite nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda).

Já no final de semana, tanto no sábado, 30, como no domingo, 31, a oferta de viagens será semelhante a de um final de semana típico. Na segunda-feira, 1º,  véspera do feriado, a frota em circulação também será igual a um dia útil normal. Na terça-feira, 2, em razão do feriado, a frota de trens em operação será igual à que circula em um domingo típico.

Na quarta-feira, 3, para atender aos usuários que retornam à cidade após o feriado, o Metrô antecipará a operação comercial das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. As Linhas 1 e 3 começarão a atender às 4 horas e a Linha 2-Verde, às 4h30. A Linha 5- Lilás abrirá as estações no horário habitual, ou seja, às 4h40. Devido à antecipação da operação comercial, serão oferecidas mais viagens aos usuários.

EMTU/SP

Em razão das eleições no domingo, 31, as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP terão aumento da oferta de viagens para atender os usuários. Na próxima segunda-feira, 1º, véspera do feriado, as linhas vão operar com pequena redução na oferta das viagens em relação aos dias úteis. No dia do feriado, terça-feira, 2, a operação será igual a um domingo típico.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos