Etecs e Fatecs recepcionam novos alunos com trotes solidários

Proposta é promover integração entre calouros e veteranos; arrecadação de alimentos e outros produtos voltadas a instituições de assistência

ter, 22/08/2023 - 16h42 | Do Portal do Governo
A campanha na Fatec Tatuí, localizada na Região de Sorocaba, arrecadou leite longa vida l Foto: Divulgação

Conforme se tornou tradição em todo início de semestre, Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais realizam os trotes solidários. São ações voltadas à integração dos novos alunos, que também têm o objetivo de despertar nos estudantes os sentimentos de responsabilidade social e de preocupação com o próximo.

Na Fatec Tatuí, localizada na Região de Sorocaba, por exemplo, a unidade arrecadou caixas de leite longa vida para serem doadas ao Lar São Vicente de Paulo. O dia de entrega dos donativos contou com apresentações musicais dos estudantes do curso superior de tecnologia em Produção Musical.

Em Marília, alunos da Etec Antonio Devisate foram incentivados a doar sangue no Hemocentro da cidade. Já os calouros, veteranos, professores e funcionários da Fatec Guarulhos, na Grande São Paulo, têm até 14 de setembro para doar roupas. A comunidade externa também pode participar da campanha. As peças serão direcionadas à Associação dos Moradores dos bairros Maldivas e Taboão, localizados no entorno da unidade.

Confira outras ações:

Município Etec/Fatec Ação
Bauru Fatec Bauru Até 31 de agosto, professores, alunos e funcionários estarão arrecadando tampinhas plásticas para serem encaminhadas ao Projeto Eco Patinhas, que cuida da castração de animais de estimação de tutores de baixa renda ou em situação de rua. A unidade também recebe doações de leite longa vida, que serão direcionadas a uma instituição beneficente a ser definida. Qualquer pessoa pode doar.
Campinas Fatec Campinas A campanha na faculdade é para arrecadar alimentos não perecíveis e produtos de limpeza. Os produtos serão entregues na Casa da Criança Vovô Nestor. As doações podem ser feitas até 8 de setembro.
Catanduva Fatec Catanduva A Fatec realizou campanha para arrecadar leite longa vida para o Hospital do Câncer da cidade.
Diadema Fatec Diadema Com o objetivo de promover a educação ambiental e incentivar ações solidárias, a unidade realizou o Projeto Socializa. Toda comunidade escolar se engajou na arrecadação de tampinhas plásticas e lacres de metal, que foram direcionados a abrigos de animais domésticos e silvestres, além de instituição que fornece cadeiras de rodas a quem necessita.
Guariba Etec Bento Carlos Botelho do Amaral Todo começo de semestre estudantes, professores e funcionários da escola são incentivados a doar caixas de leite longa vida. Os donativos são direcionados ao Centro Comunitário Cristo Rei, que cuida de crianças em situação de risco.
Guarulhos Fatec Guarulhos Calouros, veteranos, professores e funcionários, além da comunidade externa, têm até 14 de setembro para doar roupas na sede da faculdade. As peças serão direcionadas à Associação dos Moradores dos bairros Maldivas e Taboão, localizados no entorno da unidade.
Itatiba Fatec Itatiba A unidade arrecadou fraldas geriátricas, que foram encaminhadas ao Asilo São Vicente de Paulo.
Itu Fatec Itu Na primeira semana de aula, a unidade trabalhou em três tipos de ação. Arrecadação de produtos de higiene e fraldas geriátricas para o Asilo Nossa Senhora da Candelária. Para o Centro de Memórias da Fatec Itu, foram direcionados objetos como eletroeletrônicos e quadros. Também houve coleta de lixo eletrônico.
Marília Etec Antonio Devisate Calouros e veteranos estão sendo incentivados a doar sangue para o Hemocentro de Marília.
Matão Fatec Matão Estudantes estão sendo incentivados a doar caixas de leite longa vida, que serão encaminhadas a uma instituição de combate ao câncer da cidade.
Mococa Etec Francisco Garcia Serão arrecadados produtos de higiene pessoal, especialmente absorventes, até dia 31 de agosto. Os donativos serão direcionados a três instituições beneficentes localizadas no município: Centro de Desenvolvimento Social, Mocidade Espírita e Lar Maria Imaculada.
Tatuí Fatec Tatuí A unidade arrecadou leite longa vida para o Lar São Vicente de Paulo. O dia de entrega dos donativos contou com apresentações musicais dos estudantes do curso superior de tecnologia em Produção Fonográfica.