Etecs aprovam mais de 1000 alunos em universidades públicas

Levantamento feito junto às instituições aponta que alunos escolhem carreira de tecnólogo

qua, 09/03/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) conquistaram mais de mil vagas em instituições de ensino superior públicas no vestibular para o 1º semestre de 2011. O levantamento feito junto às Etecs contabilizou faculdades e universidades estaduais e federais. Boa parte dos alunos escolhe a carreira de tecnólogo: dos 1.041 aprovados, 238 ingressaram em Fatecs, 15 em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets) e 34 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Uma prévia do bom rendimento dos alunos das Etecs já havia sido registrada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, com base na prova realizada em 2009. Entre as 50 escolas públicas estaduais do Brasil com melhor pontuação, 34 eram Etecs. Das 50 melhores escolas públicas paulistas, 41 eram Etecs. Das 50 escolas estaduais mais bem classificadas no Estado de São Paulo, 44 eram Etecs.

A Etec de São Paulo (Etesp) foi considerada a melhor escola estadual paulista. No ranking nacional, ficou em 2º entre as estaduais e, na capital, em 17º lugar entre públicas e privadas, à frente de colégios particulares tradicionais. Na capital, das 10 escolas públicas com melhor pontuação, 9 eram Etecs. Das 89 Etecs que participaram do Enem, 11 ficaram em primeiro lugar em seus municípios, entre públicas e privadas.

Aprovados

Aluno da Etec Prof. Armando Bayeux da Silva, em Rio Claro, Thales Viana Vargas passou em Engenharia Elétrica na sonhada tríade USP-Unesp-Unicamp. Outro aluno que conseguiu múltipla aprovação – em universidades estaduais e federais – foi Jóhidson André Ferraz de Oliveira, da Etec Joaquim Ferreira do Amaral (Jaú). O estudante passou em Geografia na Unesp, na Unicamp e na Universidade Federal de Viçosa (UFV), e em Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), onde ingressou em quarto lugar.

“Desde a 1ª série do Ensino Médio, Jóhidson se destacou em todos os eventos e atividades. Demonstrava um carinho pela nossa instituição sempre dando opiniões e críticas construtivas. Filho de torneiro mecânico e vendedora, ele acreditou que somente com o estudo teria uma condição diferente da de sua família”, fiz Ana Rosária Macedo Rodrigues Aniceto, coordenadora do Ensino Médio da Etec de Jaú. O aluno enfatiza a importância das práticas de redação para suas conquistas nos vestibulares: “No Ensino Médio, aprendi as regras e dicas para uma boa dissertação, além de me aprofundar em literatura, graças ao trabalho da professora Gizelda Rabello Amorim. Outras disciplinas que me ajudaram nos processos seletivos foram as de Ciências Humanas e Biologia”.

Do Centro Paula Souza