Estruturas dão forma à nova Estação Comendador Ermelino

O término da montagem dos pré-moldados depende da demolição da passarela de pedestres existente

ter, 26/06/2007 - 12h00 | Do Portal do Governo

A nova estação Comendador Ermelino, na Linha F (Brás-Calmon Viana), da CPTM, começa a ganhar forma com a montagem dos pré-moldados de concreto da sua estrutura. No total, dez pilares, seis vigas e uma escada, além de 50% da plataforma do lado Brás estão concluídos. Cerca de 70% do corpo da estação já foi erguida.

O término da montagem dos pré-moldados depende da demolição da passarela de pedestres existente, o que deverá ocorrer dentro de 15 dias. A nova estação já tem 90% de sua fundação estrutural pronta. No momento, os operários concentram-se na execução dos blocos de fundação do acesso norte da futura passarela. Para avançar no lado sul da travessia, onde ficarão as salas técnicas, caixa d’água e a passarela interna tubular para os funcionários, será necessário o remanejamento da via número 01.

USP-Leste

A passarela de pedestres que ligará o principal viário do bairro, a rua Dr. Assis Ribeiro, à portaria 3 da USP Leste, passando pelo interior da futura estação homônima, já conta com sete pilares de concreto pré-moldado instalados. Outros dois, relativos à estrutura do corpo da estação, também foram erguidos.

Um efetivo de 53 operários realiza os serviços de fundação das áreas correspondentes à passarela, corpo da estação (80% pronta) e plataforma (90% concluída). De um total de 145 blocos estruturais, resta a execução de apenas 36. O término das fundações deverá ocorrer em cerca de 30 dias, pois depende de um intervalo da operação de trens para remanejamento das vias. Há a previsão do batimento de 50 estacas. Até lá, continua a instalação dos pilares em diversos pontos.

O poço do elevador que dará acesso à passarela de pedestres, localizado na portaria 3 do campus da USP Leste, deverá ser concretado até o final de semana. Em seguida, os serviços prosseguem com a execução de blocos de fundação para as escadas fixas. No último sábado, chegaram as vigas da passarela e os pilares do mezanino da estação.

Linha de qualidade

As intervenções fazem parte da recuperação e modernização da Linha F (Brás-Calmon Viana), na qual serão investidos recursos da ordem de R$ 1,3 bilhão até 2010. Estão previstas três novas estações e outras duas estão sendo totalmente reconstruídas, além de melhorias na via permanente, sinalização, energia e telecomunicações. Até o final deste ano, os 15 trens que operam na Linha estarão completamente modernizados, dos quais dois já foram entregues no primeiro semestre.

Além de melhorar os padrões de confiabilidade, acessibilidade, conforto e segurança do sistema, o projeto possibilitará a redução dos intervalos entre os trens de 10 para 6 minutos nos horários de pico e aumento da demanda de 135 para 220 mil usuários por dia.