Estado ganha 14 novos postos do Poupatempo até o final do ano

Unidades em implantação vão ampliar em 50% a capacidade de atendimento à população

ter, 22/01/2008 - 8h46 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo vai expandir o número de unidades do Poupatempo, um programa conhecido por oferecer serviços de excelência aos cidadãos. Até dezembro deste ano está prevista a entrega de 14 novas unidades do programa em todo o Estado, ampliando em 50% a capacidade de atendimento à população.  As novas unidades serão instaladas nas cidades de Osasco, Santos e São José do Rio Preto, Taboão da Serra, Jundiaí, Franca, Piracicaba, Presidente Prudente, Sorocaba, Araçatuba, São Carlos, Araraquara, Marília e Taubaté.

O objetivo dessa expansão é ampliar a capacidade de atendimento diária à população. “O Poupatempo oferece um serviço de excelência, desburocratizado, com agilidade e respeito ao cidadão. Estamos fazendo um grande esforço para levar as unidades para todas as regiões do Estado e também, como determinou o governador José Serra assim que assumiu, para ampliar ainda mais os serviços públicos disponíveis pela internet”, explica o Secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Licitação

Em três unidades – Santos, Osasco e São José do Rio Preto – já foi, inclusive, iniciado o processo de licitação para a escolha das empresas que farão da implantação e operação dos postos.  A sessão pública do pregão que escolherá a empresa que cuidará do posto de Santos está marcada para esta terça-feira, 22 de janeiro.  O Poupatempo de Santos será instalado no antigo armazém da Ceagesp, cedido pelo município ao Estado, localizado à rua João Pessoa, 266, no centro. O local tem 5 mil metros quadrados e terá capacidade para fazer 5 mil atendimentos por dia.

Já o posto de Osasco, que ficará localizado na avenida Hilário Pereira de Souza, 664, na Vila Iara, terá também 5 mil metros quadrados e fará 6 mil atendimentos por dia. O pregão para esta unidade está marcado para acontecer no dia 23 de janeiro.

Em São José do Rio Preto, a unidade de 4,5 mil metros quadrados e com capacidade para fazer 6 mil atendimentos por dia ficará na rua Antonio de Godoy, 3.033, no centro. A data do pregão está marcada para o dia 7 de fevereiro.

Estrutura

O Programa Poupatempo completou no ano passado 10 anos de existência. Hoje, 11 Postos Fixos atendem na Capital, Grande São Paulo e Interior do Estado, disponibilizando mais de 400 serviços públicos, entre carteira de identidade, de trabalho, de motorista, entre outros. Os Postos Fixos na capital localizam-se nos bairros da Sé, Luz, Itaquera e Santo Amaro; na Grande São Paulo estão nos municípios de São Bernardo do Campo e Guarulhos; e no interior, nas cidades de São José dos Campos, Campinas (duas unidades), Ribeirão Preto e Bauru.

Há ainda 7 Unidades Móveis, três para o atendimento em bairros e municípios mais distantes dos Postos Fixos da Capital e Grande São Paulo, e quatro para atender as regiões de Registro, Sorocaba, Marília e Araçatuba. Nelas, são oferecidos serviços essenciais como emissão de RG, Atestado de Antecedentes Criminais e Carteira de Trabalho.

Aprovação

Ter acesso, em um só local, a uma vasta gama de serviços públicos e de apoio, como caixas eletrônicos, fotocopiadora e lanchonete; contar com atendimento de qualidade, sem a necessidade de intermediários, e que funciona inclusive aos sábados: tudo isso contribui para que o Programa Poupatempo receba, ano a ano, ininterruptamente desde 2001 –ano em que a aplicação da pesquisa Ibope foi iniciada – quase 100% de aprovação de seus usuários. E a opinião dos cidadãos acerca dos serviços do Poupatempo é muito importante o ano todo. Para isso, diversos canais estão disponíveis: é possível enviar elogios, sugestões e reclamações via internet, através do site WWW.poupatempo.sp.gov.br, pelo Disque Poupatempo -0800 772 36 33 (ligação gratuita) e ainda através de Fichas de Manifestação, disponíveis em todos os Postos.

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

 

Do Poupatempo

(I.P.)