Estado entrega novo prédio da delegacia seccional de Dracena

Antigo prédio da seccional abrigará Ambulatório Médico de Especialidades

ter, 20/11/2007 - 19h02 | Do Portal do Governo

O governador José Serra entregou na tarde desta terça-feira, 20, o novo prédio da delegacia seccional de Dracena, responsável pelo atendimento de 112 mil habitantes dos municípios de Dracena, Junqueirópolis, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Ouro Verde, Panorama, Paulicéia, Santa Mercedes, São João do Pau D’Alho e Tupi Paulista. O espaço abrigará também o IML (Instituto Médico Legal) e o IC (Instituto Criminalista) de Dracena num investimento que passou dos R$ 800 mil.

O novo prédio com 15 salas atenderá cerca de 1,5 mil pessoas por mês. O espaço tem um auditório com capacidade para 100 pessoas, cozinha, lavanderia, dez banheiros, duas garagens cobertas, uma com 13 vagas e outra com capacidade para quatro veículos. No local, a população poderá retirar atestados de antecedentes criminais, RGs, alvará para comércio, polícia judiciária, entre outros.

A mais recente unidade policial entregue pelo Estado terá como delegado seccional o doutor Ambrósio João Possari, que vai atuar em conjunto com mais três delegados e 25 policiais civis.

“A inauguração da seccional e também do prédio do Instituto de Criminalística e do IML será fator decisivo no salto da qualidade da segurança pública na região de Dracena”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Ronaldo Augusto Bretas Marzagão.

No caso do IC, o prédio conta com sala de chefia, duas salas de peritos, laboratório, sala do cofre de provas, sala de arquivo de laudos, sala de conforto masculino com um sanitário, sala de conforto feminino com um sanitário, sala de expediente/plantão, copa, sala de espera e sanitário público.

Já o IML terá uma sala de clínica médica, sala de conforto masculino com um sanitário, sala de conforto feminino com um sanitário, sala de reuniões, sala de raio X, sala de revelação, sala de reconhecimento, almoxarifado, sala de entrada e saída de corpos, duas salas de necropsia, câmara frigorífica com capacidade para quatro corpos, dois vestiários, sala de arquivo de laudos, sala de expediente/plantão, sala das faxineiras com sanitário, sala de espera e sanitário público.

Ao todo serão oito peritos criminais, um desenhista técnico-pericial, cinco fotógrafos técnico-pericial, um papiloscopista, um agente policial, três médicos legistas, um atendente de necrotério, dois auxiliares de necropsia, um auxiliar de papiloscopista e três viaturas, duas para o IC e uma para o IML.

Ambulatório Médico de Especialidades (AME)

Com a inauguração das novas instalações da Delegacia Seccional, o antigo prédio será reformado e abrigará a AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Dracena. O governador visitou o espaço, com 1.800 metros quadrados, que sediará o AME, modelo criado em junho deste ano que prevê que o paciente passe por consulta e exames no mesmo dia, podendo, se necessário, ser encaminhado para tratamento especializado na mesma data.

O AME de Dracena atenderá cerca de 12 mil pessoas por mês e terá capacidade de realizar até sete mil exames todos os meses.

Serra anunciou que a Alta Paulista contará com três AMEs, sendo uma em Dracena, uma em Presidente Prudente e uma em Teodoro Sampaio. “As AMEs vão permitir desafogar o atendimento na região da Alta Paulista”, afirmou o governador.

Em todo Estado serão 45 unidades com modernos equipamentos para exames, como eletrocardiograma, eletro-encefalograma, teste ergométrico, raio-x, ultra-som, mamografia, densitometria óssea e eletroneuromiografia.

O governador destacou que o critério para a escolha dos municípios que receberão os AMEs é técnico, não político.

O novo modelo irá desafogar os hospitais gerais e universitários do interior, litoral e Grande São Paulo. Hoje, sem os AMEs, as pessoas passam em determinado dia por consulta, agendando exames e retorno para outras datas, nos hospitais gerais e universitários. O atendimento, muitas vezes marcado para três ou quatro dias diferentes, acontecerá rapidamente, até mesmo em um dia.

“Teremos uma rede de ambulatórios que vai mudar a cara do atendimento da Saúde em São Paulo”, enfatizou Serra. Segundo ele, as AMEs evitarão que as pessoas precisem sair dos municípios em que vivem em busca de atendimento médico na capital.

O governador também observou que a Alta Paulista conta com alto índice de mortalidade infantil. O Estado deverá estudar parcerias com as prefeituras da região para reduzir esses índices.

Hospital Regional em Presidente Prudente

Durante o evento, Serra anunciou que o Estado terá um hospital regional em Presidente Prudente. O Governo paulista estuda comprar prédio que pertence ao Hospital Universitário para instalar a nova unidade regional de saúde.

De acordo com o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) está realizando estudos para avaliar o valor do prédio. O resultado desse estudo deverá ser concluído em duas semanas.

“A principal vantagem é que não precisaremos passar dois anos construindo um novo hospital. O prédio está em bom estado e razoavelmente bem equipado. Falta apenas  negociar a compra”, ressaltou o governador.

Participaram da cerimônia de entrega o delegado geral da Polícia Civil, Mauricio José Lemos Freire; o superintendente da Polícia Técnico Científica, Celso Perioli; o delegado de Polícia Deinter-8, Dirceu Jesus Urdiales; e o comandante do CPI-8, coronel Homero de Almeida Sobrinho.

Cleber Mata / Cíntia Cury