Estado de SP e agência japonesa discutem parceria para construções mais resistentes

Defesa Civil de SP se reuniu com representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão e com outra empresa de engenharia do país

qui, 24/08/2023 - 17h11 | Do Portal do Governo
Coronel Henguel busca conhecimento no Japão, país resiliente contra desastres naturais

A busca de uma parceria público-privada e a adoção de novas tecnologias em sistemas construtivos de baixo impacto ambiental e humano. Esse foi o tema de uma reunião nesta quarta-feira (23) entre o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira, e representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA, na sigla em inglês) e de uma empresa de engenharia do país asiático.

Os japoneses são especializados em técnicas de construção que reduzem o ruído, vibração e os impactos causados por grandes obras, a exemplo de pontes e contenção de encostas. A técnica já está sendo utilizado no país pela Vale, para contenção de barragens.

“Estas parceiras são de extrema importância para a Defesa Civil que busca conhecimento em países resilientes contra desastres naturais. Não podemos deixar de ressaltar também, o importante e essencial apoio que a JICA oferece à Defesa Civil”, ressaltou o Coronel PM Henguel.

Devido à exposição constante a desastres naturais, o Japão desenvolve uma série de medidas para tornar suas cidades mais resilientes e minimizar os impactos desses eventos. A abordagem japonesa à resiliência é frequentemente citada como um exemplo a ser seguido por outros países que enfrentam riscos semelhantes de desastres naturais.