Estado atende aos jovens na saúde, no emprego e no esporte

Jovem Aprendiz, Casa do Adolescente, PET são programas voltados a eles

sex, 19/03/2010 - 9h56 | Do Portal do Governo

Dar apoio aos jovens é uma das prioridades do Governo de São Paulo, por isso os programas voltados a eles estão em praticamente todas as Secretarias de Estado. Emprego, saúde, esporte, educação e tantos outros temas estão contemplados dentro de projetos como o Jovem Aprendiz ou na Casa do Adolescente, por exemplo. Conheça abaixo algumas dessas ações que ajudam jovens de todo o Estado.

Jovem Aprendiz

O programa Aluno Aprendiz, da Secretaria dos Transportes Metropolitanos – numa parceria entra a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o SENAI – forma profissionais tecnicamente capacitados para requererem o registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-SP) e trabalharem em mais de 60 empresas fornecedoras de componentes para o setor metro-ferroviário e operadoras de carga e transporte de passageiros.

Os jovens, entre 14 e 22 anos, que fazem parte do programa podem participar dos cursos de Aprendizagem Industrial – nas áreas de Mecânico de Manutenção e Eletricista de Manutenção – e Técnico em Sistemas Mecânicos de Transporte sobre Trilhos, Técnico em Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte sobre Trilhos e Técnico em Transporte sobre Trilhos. Desde 2004, a CPTM efetivou 124 ex-alunos do programa.

Entre os recursos oferecidos aos aprendizes, sem qualquer custo aos participantes, estão laboratórios específicos dos sistemas ferroviários, biblioteca e material didático. Os alunos também recebem o benefício de um contrato de trabalho e aprendizagem com a empresa, um salário mínimo durante o primeiro ano e um salário mínimo e meio no ano seguinte, além de auxílio transporte, vale refeição, cesta básica e convênio médico-odontológico. Saiba mais sobre programas de emprego para jovens aqui.

Casa do Adolescente

Programa da Secretaria da Saúde, em parceria com Prefeituras Municipais e com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), a Casa do Adolescente é preparada – como o próprio nome diz – para cuidar da saúde dos adolescentes, com consultas individuais e reuniões sobre assuntos como gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis. 

A Casa do Adolescente pretende ser agente transformador na vida das pessoas que fazem parte da comunidade onde ela está instalada. Para isso conta com profissionais de diversas áreas, entre médicos, dentistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e professores, todos especializados em orientação sexual. 

A Secretaria da Saúde realiza a capacitação dos recursos humanos e fornece os medicamentos do Dose Certa e a Secretaria Municipal de Saúde fornece os equipamentos médicos hospitalares, os recursos humanos e encaminhar os adolescentes para as Unidades Básicas de Saúde. Nesta parceria, as Casas do Adolescente de Grajaú, Itaquera, Jabaquara e M’ Boi Mirim foram instaladas em espaços localizados em equipamentos onde a Seads mantém projetos sociais voltados a crianças e adolescentes.

Guia de Políticas Públicas da Juventude

Os jovens paulistas ganharam no final do ano passado, um guia de bolso com políticas públicas estaduais especialmente dedicadas a esta faixa etária. O guia reúne, em um só lugar, todas as informações de interesse da juventude, potencializando a divulgação dos programas desenvolvidos, e consequentemente o acesso dos jovens a eles.

Em cada uma das cinco grandes seções (Estude, Trabalhe, Divirta-se, Viva com Saúde e Faça Política) é possível encontrar programas, projetos, eventos culturais e demais ações voltadas ao jovem. Ao todo, são 36 programas de 12 secretarias estaduais. 

Entre os programas apresentados estão o Ensino Técnico e Tecnológico Gratuito, o Programa de Ação Cultural (PROAC), as Fábricas de Cultura, o Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho, o Telecurso TEC, o Encontro Paulista de Hip Hop, a Virada Cultural Paulista, o Ação Jovem, o Acessa Escola, o Programa Jovens Acolhedores, os Centros de Estudos de Línguas, as Olimpíadas Juvenis, o Jovem Rural e muitos outros. Leia mais aqui.

Programa Educação para o Trabalho

O Programa Educação para o Trabalho (PET) é um programa da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), voltado para jovens entre 15 e 21 anos. Através dele, o Governo busca traçar um plano de desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens, desenvolvendo as suas competências empreendedoras e ajudando-os a efetivar seus projetos pessoais e coletivos, preparando-os para o mercado de trabalho. Os jovens estão cadastrados no Programa Ação Jovem da Seads e recebem subsídio financeiro mensal.

Parque da Juventude

Só o espaço esportivo e recreativo do Parque da Juventude possui oito quadras poliesportivas, duas quadras de tênis, pista de skate, de patins e de corrida. Há aulas gratuitas de várias modalidades o dia todo, inclusive à noite, a maioria delas voltadas para jovens.

Ao todo, são 3,9 mil vagas distribuídas entre diversas modalidades – futsal feminino, tae kwon do, tênis, voleibol, handebol , ginástica, corrida e caminhada (condicionamento físico), alongamento, relaxamento e skate. Leia mais aqui.

A Federação Paulista de Skate é parceira do Parque para oferecer o esporte às crianças e adolescentes, de ambos os sexos. Chamada de Skate no Parque, a modalidade pode ser praticada de segunda-feira a domingo, das 19 às 24 horas. A prática e monitoramento destinam-se a iniciantes ou ao aperfeiçoamento de quem já tem alguma noção.

Biblioteca de São Paulo

Os jovens podem explorar um universo de possibilidades na Biblioteca de São Paulo. Leituras individuais e em grupo, dramatização, seminários, filmes, internet, jogos, entre outras atividades, estão disponíveis em área desenhada especialmente para os adolescentes que buscam estimular o interesse pelo livro e pela biblioteca. O destaque da atração para os jovens é a coleção de quadrinhos da Biblioteca. 

A ambientação oferece ao público juvenil lugar acolhedor e aconchegante, como convite para uma leitura relaxada e confortável, diferentemente dos ambientes convencionais. Há também um espaço especial com uma oferta diferenciada de títulos de livros, revistas, filmes e demais mídias. Reservado ao público maior de idade, ali são encontrados títulos cujo conteúdo não é indicado para crianças e adolescentes, mas que garante ao público o acesso a toda a produção editorial disponível. Conheça melhor a Biblioteca aqui.

Do Portal do Governo do Estado com informações das Secretarias de Saúde, de Transportes Metropolitanos, de Esporte, Lazer e Turismo, de Relações Institucionais e do Emprego e Relações do Trabalho