Estado amplia combate à doença das plantações de frutas cítricas

A bactéria, conhecida como greening, ataca folhas e frutos das plantas

qui, 26/03/2009 - 15h17 | Do Portal do Governo

A citricultura, prática que se refere ao cultivo ou plantação de frutas cítricas, está sendo ameaçada pelo greening, doença que faz os frutos das plantas apresentarem manchas de coloração verde mesmo após o período de maturação.

No 2º Dia do Greening, evento realizado neste mês pelo Centro de Citricultura em Cordeirópolis, a Secretaria da Agricultura e Abastecimento anunciou duas medidas adicionais de combate à bactéria, que não tem cura e compromete o ramo que movimenta R$9 bilhões por ano.

A primeira obriga o produtor rural a preencher relatório semestral de inspeção e erradicação de plantas nos municípios com reconhecimento oficial da praga. O objetivo é estabelecer vigilância fitossanitária em todo o território paulista. A norma estende-se também para todas as propriedades com pomar considerado comercial.

Já a segunda medida autoriza o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) a usar a infraestrutura do Estado para erradicar a praga. Há prazos para entrega do relatório no serviço oficial de defesa vegetal da região correspondente da propriedade. O limite para o envio do primeiro termina 15 de julho e o do segundo semestre acaba em 15 de janeiro de 2010. O modelo do relatório a ser preenchido está disponível no site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado (CDA) – http://www.cda.sp.gov.br/

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento