Estação Tatuapé da CPTM recebe inscrições para mutirão da catarata até 15 de setembro

Cadastramento pode ser feito das 10h às 16h

seg, 11/09/2023 - 18h04 | Do Portal do Governo
(Foto: Sergio Andrade)

Os passageiros que utilizarem a Estação Tatuapé, que atende as Linhas 11-Coral e 12-Safira, até a próxima sexta-feira, 15 de setembro, podem fazer a inscrição para o mutirão da catarata. O posto de cadastramento estará à disposição do público de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Para as inscrições, é necessário a apresentação dos documentos do paciente e acompanhante (identidade e CPF) e comprovante de endereço.

O serviço é destinado a pessoas acima de 50 anos, que residem no município de São Paulo. Realizado pelo Instituto São Paulo de Ação Voluntária, o projeto “Mutirão de Cirurgia da Catarata” está no seu 20° ano, com mais de 30 mil cirurgias gratuitas realizadas neste período.

A catarata é a perda da transparência do cristalino. O envelhecimento natural das células do cristalino é a causa mais comum da doença, embora haja outras causas como hereditariedade, traumatismo, doenças sistêmicas, congênitas medicamentos e infecções oculares. Em geral, os primeiros sinais da doença surgem depois dos 50 anos.

Não há nenhum método capaz de evitar ou prevenir a catarata. O único tratamento eficaz conhecido é a intervenção cirúrgica. O seu aparecimento não pressupõe a necessidade imediata de operação. Algumas cataratas são lentas e outras progridem com mais rapidez. Entretanto, a redução da visão provocada pela doença só pode ser recuperada com a substituição do cristalino opacificado por um artificial, no caso uma lente intraocular.

A iniciativa conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para atividades ligadas à promoção da saúde e ao bem-estar dos passageiros, e também ações culturais de artistas e instituições parceiras.

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.