Escolas estaduais realizam celebrações variadas do Dia das Mães

Diversas unidades paulistas desenvolvem comemorações em sintonia com mudanças na estrutura das famílias brasileiras

sex, 11/05/2018 - 12h53 | Do Portal do Governo

Diversas escolas da rede pública estadual promovem confraternizações dos Dias das Mães de modo diferente do que o verificado tradicionalmente. Isso ocorre em razão da reconfiguração nas constituições familiares, pois há muito tempo que as famílias não são necessariamente compostas por pai, mãe e filhos.

Desse modo, instituições de ensino não direcionam as comemorações sobre a data especificamente para as mães. Seja por acidentes, abandonos, dificuldades de saúde, problemas financeiros ou opção sexual, há famílias em que tios e avós criam sobrinhos e netos, pais ou mães vivem sozinhos com os filhos, crianças com pais separados, pequenos que têm dois pais ou duas mães.

Essa realidade se apresenta na sociedade e também está presente na escola. Assim, unidades da rede estadual criaram o “Dia de quem cuida de mim” e o “Dia da Família”, além de outras maneiras de prestigiar a pessoa que cuida dos alunos.

Festividades

Apresentações curtas, lembrancinhas e música esperam os responsáveis pelos estudantes da Escola Estadual Escultor Galileo Emendabili, localizada na zona leste da cidade de São Paulo. O evento ocorre nesta sexta-feira (11), com o tema “Quem cuida de mim”.

A ação foi pensada por causa de crianças cuidadas por irmãos, avós, tios, madrinhas ou padrinhos, por exemplo. A intenção é incluir o corpo discente nas ações, sem deixar que alguns se sintam excluídos por não terem a figura tradicional da mãe.

O evento “Cuida de mim” também é realizado nesta sexta-feira (11) na Escola Estadual Professor Alvino Bittencourt. A iniciativa terá sarau, apresentação de música em inglês pelos alunos de 1º e 2º ano e uma música geral, chamada “Cuida de Mim”, de Carlos Colla e Michael Sullivan.

O projeto começou a se concretizar a partir da observação do diretor Denys Munhoz. Ele reparou a tristeza de algumas crianças durante as festividades, por não terem para quem entregar as lembranças confeccionadas e pensadas exclusivamente para o universo feminino.

Dinâmicas

Outras unidades tornaram a comemoração o “Dia da Família”. Na zona sul da capital paulista, a Escola Estadual Professora Helena Lemme realizará a festa no próximo sábado (12). Um encontro com a família cheio de atividades e dinâmicas está preparado para ser mais uma oportunidade de interação com a comunidade.

Na zona oeste paulistana, a Escola Estadual Professor Victor Oliva também celebrará o “Dia da Família”. Palestras e um café cultural com apresentações musicais de estudantes e dos responsáveis integrarão as festividades no próximo dia 19.