Escola cria conversa online sobre futebol para motivar alunos em distanciamento social

Ideia dos encontros é fazer com que estudantes entendam que cenário da pandemia não os impede do convívio pela internet

qui, 20/08/2020 - 10h20 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria da Educação

A Escola Estadual Miquelina Cartolano, situada em Lorena, no Vale do Paraíba, criou diversas atividades extracurriculares para auxiliar os alunos de Anos Finais e Médio neste momento de distanciamento social devido à pandemia de COVID-19. Pensando nos quase cinco meses sem jogos de futebol, o professor de Educação Física Robson José Rosa desenvolveu um projeto online chamado “Futpapo”.

“Os alunos estavam reclamando sobre solidão e falta de contato com os colegas, e precisavam de uma atividade para interagir. Com a volta dos times em campo, veio a ideia de fazer essa interação com o futebol. O encontro acontece sempre às sextas-feiras e, na próxima, farei a reunião com um grande amigo, o Renato Martins, que é ex-atleta profissional”, diz o docente.

Robson comenta ainda que os alunos precisam desse momento para que entendam que a dificuldade do distanciamento não é um impedimento de convívio social. “Depois dos dois encontros que tivemos senti um carinho muito grande por parte dos alunos. Vi que a ideia estava funcionando quando, depois de um jogo de futebol, um dos alunos me mandou mensagem comentando o jogo. É algo muito motivador para eles”, comenta o professor.

Encontros

Outro projeto criado pela escola é o “Jogando conversa fora”, que traz encontros de Karaokê com os alunos de forma virtual, em que o professor compartilha a tela com letras de músicas para que eles cantem.

“Acho esses encontros fundamentais. Conseguimos bons resultados devido ao engajamento da escola. Estamos todos lutando pela mesma causa, preocupados com o lado socioemocional dos estudantes”, expõe a professora e coordenadora pedagógica da área de Linguagens e Códigos, Marilena de Domenico.

Em comemoração ao dia do estudante, a escola também fará um encontro, na próxima semana, com atividades e sorteios para o aluno superação, para aqueles que conseguiram se superar do primeiro para o segundo bimestre.