Equipe USP Solar faz workshop sobre veículos elétricos

Encontro será realizado sábado, 22

sex, 21/09/2007 - 19h22 | Do Portal do Governo

Neste sábado, 22, a partir das 10h30, a Equipe USP Solar, da Escola Politécnica da USP, realizará um Workshop sobre Veículos Elétricos. O evento é aberto ao público em geral interessado em melhor entender sobre detalhes da construção e do funcionamento destes veículos.

De acordo com Vinícius Rodrigues de Moraes, coordenador da equipe, um carro solar é antes de tudo, um veículo elétrico. A diferença dele para um VE comum é que este é carregado na tomada, enquanto que um carro solar é carregado, continuamente, pela luz do Sol, isto é, nunca vai à tomada, é totalmente independente da rede elétrica.

O evento acontece justamente no Dia Mundial sem Carro, 22 de setembro, segundo Moraes, para conscientizar toda a sociedade sobre a importância de migrar a frota brasileira para veículos elétricos, passando, naturalmente, por um período de transição – o dos veículos híbridos (combustão-elétricos).

Todos os dados técnicos e históricos dos veículos estarão à disposição e os visitantes poderão entrar nos dois carros elétricos. 

Moto elétrica

Pilotando uma moto elétrica, um dos membros da Equipe USP Solar realizará o trajeto entre a sua casa, na região da Av. Paulista, e a oficina do Carro Solar, no campus Butantã da USP. O percurso inclui as avenidas Rebouças, Valdemar Ferreira e Prof. Melo Moraes. A chegada na Poli está prevista para às 10h30.

A Equipe USP Solar tem sede no Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Poli. Desde 1994, desenvolve tecnologias para mobilidade limpa, sem emissão de poluentes e já participou de corridas de carros solares na Austrália e na Europa.

Mais informações: (0XX11) 9981-0123

Agência USP de Notícias

(I.P.)