Equipe da Unicamp conquista 2° lugar em competição internacional

Proposta para o Espaço Plasma participou do concurso Campus 2030 Challenge; concorreram aos prêmios projetos de 87 países

qua, 10/06/2020 - 21h01 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Unicamp

Uma equipe da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acaba de conquistar o segundo lugar no concurso Campus 2030 Challenge, que tem o objetivo de desenvolver projetos em universidades com foco nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Concorreram aos prêmios 238 projetos de 87 países.

A última etapa constituiu de seis finalistas, sendo que três foram os vencedores. Coordenado pela professora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) Gabriela Celani, o grupo é formado pelos alunos de Graduação Juliana Cotarelle, de Arquitetura e Urbanismo; Franco Sbragia, de Engenharia Química e Vicenzo Cesconetto, de Engenharia de Computação.

O grupo contou ainda com a colaboração de vários outros alunos da graduação, em especial, da aluna Dara Signoreti, de Arquitetura e Urbanismo. A equipe contemplada produziu três vídeos para as três fases do concurso.

Projetos interdisciplinares

O projeto denominado Plasma propõe usar o novo Espaço Plasma para o desenvolvimento de projetos estudantis interdisciplinares com foco nos ODS. Além disso, o próprio edifício buscará a sustentabilidade, por ser um retrofit e com a produção de energia solar.

O segundo lugar conquistado pelo grupo foi na categoria novas questões educacionais e como prêmio receberá uma semana de expedição de aprendizado no exterior com tudo incluído para duas pessoas. As condições da viagem serão conhecidas futuramente.

O Campus 2030 Challenge é organizado pela Agorize, plataforma de inovação aberta; pela Agence Universitaire de la Francophonie (AUF) e Centro de Informações Regionais das Nações Unidas (UNRIC).

Os interessados em saber mais sobre o projeto Plasma podem assistir ao vídeo produzido pela equipe da Unicamp (em inglês).