Enfermagem da Famema é a 2ª melhor avaliada

Em 2003, no Exame Nacional de Cursos, a Famema obtivera conceito A

ter, 19/08/2008 - 8h35 | Do Portal do Governo

O curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) obteve conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), do Ministério da Educação (MEC). Isso faz da faculdade a segunda mais bem avaliada do Estado de São Paulo e a quinta mais bem conceituada do Brasil. A divulgação foi realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Apenas 12 escolas de Enfermagem no País obtiveram nota 5.

A Famema é uma autarquia do governo do Estado de São Paulo, ligada à Secretaria de Ensino Superior, que oferece gratuitamente cursos de Medicina e Enfermagem. No dia 29 de abril, a mesma avaliação do MEC havia apontado o curso de Medicina da entidade como o terceiro melhor do Estado e um dos mais bem avaliados do Brasil, com conceito 4. “Ficamos muito honrados com mais essa avaliação positiva do MEC. Isso mostra que estamos no caminho certo e em busca de um ensino de excelência”, comenta o diretor-geral da Famema, César Emile Baaklini. Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Adriana de Paula Congro Michelone, a preocupação agora é melhorar cada vez mais. “Considero importante a nossa ascensão, uma vez que no Enade de 2004 havíamos obtido nota 4”, diz.

Excelência – Além do Conceito Enade 5, a Famema recebeu 4 no Indicador de Diferença de Desempenho (IDD) e 4 no Conceito Preliminar de Curso. Em 2003, no Exame Nacional de Cursos (ENC), o chamado Provão, também do MEC, a Famema obtivera conceito A. De acordo com o MEC, os cursos com conceito 5 são considerados de “excelência” e os que obtêm conceito preliminar a partir de 3 atendem plenamente aos princípios de qualidade. As provas do Enade foram feitas por 39 alunos de Enfermagem da Famema, sendo 23 do 1º ano (ingressantes) e 16 do 4º ano (concluintes).

O MEC avaliou 3.239 cursos de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Tecnologia em Radiologia, Tecnologia em Agroindústria, Terapia Ocupacional e Zootecnia. Entre as notas máximas, nenhuma foi de instituição privada, mesmo constituindo estas a maioria das faculdades avaliadas (1.745). A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) não participaram do Enade.

Da Famema

(M.C.)