Encontro discute estratégias de conservação da APA Serra do Itapeti

Sociedade civil e órgãos públicos integram reunião para potencializar ações de conservação na Área de Proteção Ambiental

sex, 27/12/2019 - 16h33 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Fundação Florestal

A Fundação Florestal participou do Encontro das Unidades de Conservação da Serra do Itapeti, situada entre os municípios de Mogi das Cruzes, Guararema e Suzano. Realizado em 17 de dezembro, o evento, promovido pelo Instituto Ecofuturo e pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, ocorreu no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello.

A iniciativa teve o objetivo de aproximar e integrar os órgãos para potencializar as ações de conservação nos mais de 5 mil hectares da Área de Proteção Ambiental.

Na pauta, foram debatidos temas como oportunidades de parcerias para o fortalecimento dos trabalhos de proteção e de integração entre as unidades de conservação (UCs); incentivo a pesquisas; divulgação de iniciativas e serviços relacionados ao turismo regional sustentável; e aprimoramento da linguagem de comunicação para conhecimento da população sobre os aspectos legais e biodiversidade das UCs.

Estiverem presentes na reunião representantes do setor público, do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), da Universidade de Mogi das Cruzes, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da sociedade civil, entre outros.

APA Serra do Itapeti

A Fundação Florestal é o órgão responsável pela gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Itapeti, unidade de uso sustentável criada pelo Decreto 63.871/2018. Com mais de 5 mil hectares, abriga as Unidades de Conservação Estação Ecológica de Itapeti, o Parque Natural Municipal Chiquinho Veríssimo e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Botujuru.

O município de Mogi das Cruzes também conta com a APA da Várzea do Rio Tietê, uma porção do Parque Estadual Serra do Mar (PESM), e outras Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).