Em São Paulo, projetos de dança são referências de arte e cultura

São Paulo Companhia de Dança, Projeto Joaninha e oficinas culturais estimulam artistas e amadores

seg, 29/04/2013 - 19h50 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, 29, comemora-se o Dia Internacional da Dança. Criada pelo Comitê Internacional da Dança da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em 1982, a data celebra o nascimento do bailarino e professor francês Jean-Georges Noverre, por sua imensa contribuição à dança.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A data é também o dia de nascimento da bailarina Marika Gidali, fundadora do premiado Ballet Stagium e do Projeto Joaninha, que oferece aulas de ballet a crianças e adolescentes de comunidades carentes de São Paulo.

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE O PROJETO JOANINHA

Na capital paulista, a arte também ganha destaque por meio da São Paulo Companhia de Dança. Criada em 2008 pelo Governo de São Paulo, já foi assistida por um público superior a 300 mil pessoas em cinco países diferentes, em um total de mais de 300 apresentações.

Para o bailarino da companhia, Rafael Gomes, dançar é uma arte que une corpo e alma. “Dançar… Ah como é bom! Esse movimento constante do corpo é inacreditável! O frio na barriga, as batidas do coração, os arrepios e calafrios, são comportamentos inexplicáveis. Basta estar vivo e todos estão dançando”, diz ele, demonstrando o amor pela profissão.

Em 2013, a companhia se apresenta em cidades do Estado de São Paulo (Piracicaba, Caraguatatuba, Araçatuba, Praia Grande, Indaiatuba, Ilhabela, Mongaguá, São Paulo, e outras) e circula também por outras capitais brasileiras e em solo europeu, com uma temporada por cidades da Alemanha e Áustria.

Para quem deseja aprender ou se aperfeiçoar na dança, o Portal do Governo preparou uma lista com as oficinas de dança gratuitas com inscrições abertas para o primeiro semestre. Confira:

SERVIÇO
Iguape | Oficina cultural Gerson de Abreu
Oficina de Expressão Corporal e Danças Brasileiras
Voltada à conscientização, a atividade busca o aperfeiçoamento e compreensão dos elementos do movimento na dança, por meio de um trabalho que enfocará ritmos brasileiros como o jongo, samba de roda, maculelê, afoxé, coco de roda, ciranda e cavalo-marinho.
Coordenação: Nádia Bittencourt
16/5 a 14/6 – quintas e sextas-feiras – 18h30 às 21h30
Inscrições até 15/5
30 vagas

Pindamonhangaba (atividade na região) | Oficina Cultural Altino Bondesan
Workshop de Dança Contemporânea: Técnica, Criação e Diálogo
O workshop busca criar um espaço para o diálogo e a troca de conhecimentos, aliando a técnica e a pesquisa da linguagem da dança para despertar e estimular o processo criativo dos participantes.
18/5, das 10h às 17h
Inscrições até 17/5
20 vagas
Departamento de Cultura (Rua Doutor Campos Salles, 530 – Pindamonhangaba-SP)

Do Portal do Governo do Estado