Educação: 448,5 mil respondem questionário sobre gestão democrática

Secretaria da Educação consultou estudantes, familiares, professores e funcionários da rede estadual; objetivo é melhorar espaços de discussão

ter, 27/12/2016 - 19h11 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo quer estimular a gestão democrática em todas as suas 5 mil escolas. Para isso, fez um questionário on-line para ouvir estudantes, familiares, professores e funcionários da rede. E eles falaram! A consulta realizada entre os meses de novembro e dezembro deste ano contabilizou 448,5 mil participações.

O questionário foi elaborado pela Secretaria da Educação e integra o projeto Gestão Democrática, cujo intuito é diagnosticar como alunos, professores e toda a comunidade escolar avaliam o Grêmio Estudantil, o Conselho de Escola e a Associação de Pais e Mestres de suas respectivas escolas.

A intenção é colher opiniões, sugestões e críticas para rever as leis que regulam essas três organizações escolares. As leis vigentes foram criadas há três décadas. E os grêmios, conselhos e associações configuram-se como ferramenta democrática organizada dentro das escolas.

As respostas colhidas no questionário nortearão as ações da Secretaria e servirão de subsídio para traçar um diagnostico preciso sobre a rede paulista estadual. O projeto prevê mais etapas em 2017, como, por exemplo, encontros regionais.

Após a fase de debates e consultas, será apresentado um projeto de lei à Assembleia Legislativa baseado nas reinvindicações da rede. A intenção é que as novas diretrizes – sugeridas pelos pais, professores, alunos e demais envolvidos – sejam adotadas e façam parte dos cursos de formação continuada de professores, supervisores de ensino e equipes.

Do Portal do Governo do Estado