Dicas culturais: SP terá homenagem ao Dia da Consciência Negra e Festa do Imigrante

Confira as dicas de atrações para curtir o final de semana em São Paulo

sex, 17/11/2023 - 12h51 | Do Portal do Governo

Neste fim de semana, acontece em São Paulo a 28ª Festa do Imigrante, no Museu da Imigração, na Mooca. Serão 36 horas de programação cultural, com muita música, dança, gastronomia e artesanato, de diferentes comunidades que representam mais de 55 países. O evento começa nesta sexta-feira e irá até a segunda, das 10h às 18h. Os ingressos variam de 10 a 20 reais.

Outro festival que acontece em São Paulo é o Revelando SP, maior programa de divulgação e fortalecimento de culturas tradicionais paulistas. O evento conta com apresentações musicais, dança, artesanato e comidas tradicionais. O Revelando SP acontece entre quinta e domingo, no Parque da Água Branca, das 10h às 22h, e a programação é toda gratuita!

No Theatro São Pedro, na Barra Funda, acontece a apresentação da ópera Os Conspiradores pela Academia de Ópera e Orquestra Jovem do Theatro São Pedro. A peça é do compositor austríaco Franz Schubert e a entrada é gratuita. As apresentações serão entre quinta e domingo, sendo que na sexta e no sábado terão também transmissão ao vivo pelo YouTube.

Em Mongaguá, no litoral paulista, acontece a 8ª edição da Mostra de Dança do Programa de Qualificação em Artes. O evento é de graça e conta com apresentações de mais de 10 companhias de dança, de várias cidades do estado de São Paulo.

Ainda neste fim de semana, os equipamentos da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas terão uma agenda especial para celebrar o Dia da Consciência Negra.

Uma dica é o “Musical Duo Voz e Violão”, com Fernanda Santos, no Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão. Em Tupã, o Museu Índia Vanuíre realiza a oficina de “Tranças Africanas”, e em São Paulo, a USP Filarmônica apresentará um repertório que traz compositores pretos e pardos no concerto matinal na Sala São Paulo. Todos esses eventos ocorrem no domingo.

Para saber todas as atividades que irão acontecer para celebrar o Dia da Consciência Negra, basta acessar o site cultura.sp.gov.br/