Diagnóstico técnico do Vale do Ribeira embasará ações do programa Vale do Futuro

Secretaria de Desenvolvimento Regional e Fipe promovem pesquisas no local para subsidiar o planejamento da região

sex, 14/02/2020 - 9h27 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação

Em nova etapa do Programa Vale do Futuro, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Regional e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), vinculada à Universidade de São Paulo (USP), estão no Vale do Ribeira para a primeira rodada de entrevistas técnicas que subsidiarão a elaboração do diagnóstico dos 22 municípios que compõe a iniciativa.

A ação, que foi iniciada nesta quinta (13) e será encerrada nesta sexta-feira (14), embasará a definição das ações prioritárias do programa. Ao longo do trabalho, são entrevistados técnicos do Estado, agricultores familiares, quilombolas, indígenas, setores da agroindústria, prestadores de serviços e outros.

DownloadDivulgação

Parcerias

O Vale do Futuro foi lançado em 2019 e é o maior programa social do Governo de São Paulo. A iniciativa prevê investimentos públicos e parcerias com prefeituras, comunidades quilombolas locais e organizações da sociedade civil para implementar projetos de desenvolvimento sustentável, geração de renda, conservação e melhoria da qualidade de vida da população local.

Estão planejadas ações em turismo, infraestrutura, saúde, educação, empreendedorismo, habitação e transportes, bem como a criação de 30 mil oportunidades de emprego e renda nas 22 cidades abrangidas pelo programa.

“A meta do Governo do Estado é transformar uma região rica em biodiversidade como o Vale do Ribeira em modelo de desenvolvimento sustentável para todo o Estado e o Brasil”, destaca o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

DownloadDivulgação
DownloadDivulgação