Dia do Soldado marca atuação em defesa da vida e pela proteção ao cidadão

Data comemora o nascimento de Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro e fonte de inspiração para militares de todo o país

sex, 25/08/2023 - 16h27 | Do Portal do Governo
(Crédito: Gabriela Pereira)

O dia 25 de agosto é marcado pela celebração ao Dia do Soldado. A data é alusiva ao nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro e fonte de inspiração para as forças de segurança de todo o país. Ela enaltece a dedicação e o empenho dos heróis que dedicam suas vidas para garantir a segurança e a integridade da população.

Em São Paulo, a Polícia Militar conta com a coragem de quase 80 mil homens e mulheres altamente capacitados para preservar a ordem pública e proteger os cidadãos paulistas em todos os 645 municípios do Estado.

Um desses novos defensores é o soldado Yuri, de 31 anos, que se formou em primeiro lugar na Escola Superior de Soldados (ESSd) em junho e, devido ao seu mérito, foi autorizado no dia de sua formação pelo secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, a atuar na Rota, unidade especializada da PM.

“A admiração que eu tenho pela PM existe desde quando eu era pequeno. A paixão por servir veio após de ter prestado o primeiro serviço militar obrigatório. Depois disso, comecei a prestar o concurso para ingressar na PM”, ressaltou ele, ao contar que perdeu o pai aos dois anos de idade. “Ele foi morto por criminosos”, disse.

“Tenho certeza que essa data é especial para cada policial militar. Duque de Caxias é uma inspiração para nós, militares, justamente por defender tão assiduamente os ideais da nação. A simbologia do Dia do Soldado para nossas tropas representa toda atuação da Polícia Militar em combater o crime e proteger cada cidadão”, ressaltou o secretário Derrite.

Criada em 1831, a Polícia Militar do Estado de São Paulo preserva até hoje os valores e preceitos marcados pela atuação de Duque de Caxias, que ficou conhecido nacionalmente como “o pacificador” pela defesa da unidade nacional no século XIX e da nação na Guerra do Paraguai. Seus princípios de luta e suas conquistas durante a carreira são fontes de inspiração para os militares brasileiros.