Dia do Folclore: Escolas estaduais desenvolvem atividades online para celebrar data

Desafios e workshops de criação fizeram parte da programação folclórica nesta semana nas unidades de ensino

sex, 21/08/2020 - 18h41 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria da Educação

O Dia de Folclore é celebrado no dia 22 de agosto nas escolas estaduais de São Paulo – a data é tradicionalmente celebrada por meio do resgate da cultura e das tradições brasileiras. Neste ano, em razão da pandemia causada pelo coronavírus, as comemorações ocorrem no ambiente virtual, por meio da educação mediada pela tecnologia. Vale destacar que a palavra folclore é derivada de outras duas: “folk”, que significa “povo”; e “lore”, que quer dizer “sabedoria”.

Em Penápolis, a professora coordenadora do núcleo pedagógico (PCNP) da Diretoria Regional de Ensino, Juliana Cristina de Aquino Moretti, lançou o “Desafio Folclore Brasileiro 2020” para todas as escolas da região. “Criei esse desafio com o intuito de resgatar e valorizar as manifestações do folclore. O objetivo final é a construção de um mural com as fotos e vídeo”, explica a docente.

A atividade tem dois enfoques. Um deles é direcionado a alunos dos Anos Iniciais (1º ao 4º ano) do Ensino Fundamental, que construíram brinquedos folclóricos e gravaram vídeos realizando brincadeiras e cantando cantigas. Já alunos dos Anos Finais (5º ao 9º ano) e Ensino Médio realizaram o registro de mitos e lendas e trabalharam com artesanato.

Em outra atividade semelhante, na Escola Estadual Coronel Franco, em Pirassununga, alunos dos Anos Finais participaram, entre 18 e 20 de agosto, de um workshop online. “A ideia surgiu como forma de diversificar as metodologias durante o período de atividades não presenciais mediadas por tecnologia, estreitando os vínculos com os alunos por meio de atividades práticas”, explica o professor coordenador da unidade, Emerson Avelar de Sousa.

Confira os temas das oficinas e atividades realizadas:

– Oficina de pipas
– Dobraduras de personagens folclóricos
– Lendas regionais e locais
– Brinquedos folclóricos com material reciclável
– Gastronomia folclórica
– Lendas clássicas
– Game folclórico