Desgaste pode levar à substituição de hidrômetros

Troca do aparelho é necessária para garantir cobrança justa pela água consumida

ter, 03/03/2009 - 9h03 | Do Portal do Governo

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) mede o consumo de água nos 365 municípios em que opera por meio do hidrômetro, aparelho que é instalado em cada imóvel ou condomínio para registrar esse consumo.

Dependendo do tempo de uso e das condições de conservação, os hidrômetros se desgastam e, para garantir a cobrança justa pela água consumida, é necessária sua substituição por um novo aparelho. Por isso, a Sabesp aconselha que seus clientes verifiquem semanalmente a leitura marcada em seu hidrômetro. Dessa forma, o consumo é controlado e vazamentos podem ser detectados, evitando desperdício de água.

A maioria dos condomínios residenciais e comerciais conta, atualmente, com apenas um hidrômetro, que mede o consumo total do edifício e divide igualmente o gasto com todos os condôminos. Para promover uma cobrança mais justa e aprimorar a qualidade da prestação do serviço, a Sabesp lançou em dezembro de 2008 seu serviço de medição individualizada.

Por meio desse serviço, cada unidade habitacional do condomínio terá um hidrômetro individual, que registrará apenas o consumo daquele local. A medição da Sabesp é prestada por meio do ProAcqua, programa criado em parceria com o Cediplac (Centro de Desenvolvimento e Documentação da Habitação e Infra-Estrutura Urbana), conveniado à USP.

A entrada da companhia no ramo de medição individualizada gera competitividade no mercado e acarreta, consequentemente, redução do preço final aos consumidores.

Os condomínios não são obrigados a instalar os hidrômetros individuais. Essa é uma alternativa oferecida pela Sabesp e os interessados devem procurar um profissional certificado pelo ProAcqua através do site www.proacqua.org.br ou pelo telefone (11) 3032 1477. Esse profissional é que fará a vistoria e avaliação técnica das modificações necessárias para implantar o sistema, bem como as obras necessárias. O custo varia de acordo com as características de cada condomínio.

A Sabesp também oferece a seus clientes, gratuitamente, o curso de pesquisa de vazamento. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 0800 0119911 ou pelo site www.sabesp.com.br.

Da Sabesp