Desde o começo do ano, 12 policiais foram atacados na Baixada Santista

Outros sete policiais morreram, dentre eles o soldado Patrick Reis, da Rota, que foi morto no dia 27 de julho

seg, 07/08/2023 - 9h55 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) tem intensificado o policiamento preventivo e ostensivo na Baixada Santista desde junho, quando implantou a Operação Impacto-Guarujá, buscando reduzir a criminalidade, que somente neste ano matou sete policiais e feriu outros 12 na região. Um destes óbitos foi o soldado Patrick Reis da Rota, que foi morto no último dia 27 de julho no Guarujá. Outros seis eram oficiais da reserva. Após o episódio, que também feriu um outro policial das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar, a pasta deflagrou a Operação Escudo.

A Operação Escudo reuniu policiais de diversas regiões e obteve êxito tanto em prender os envolvidos na morte do policial militar quanto em deter outros envolvidos no crime organizado. No total, já são 160 presos e quase meia tonelada de drogas apreendidas. A ação segue para sufocar o tráfico de drogas e desarticular o crime organizado, que ainda possui grande atuação na Baixada Santista.

A polícia tem enfrentado forte reação dos criminosos. Além da morte do soldado da Rota, outros três PMs foram vítimas de tentativa de homicídio em apenas uma semana.

Ataques aos policiais

No dia 27 de julho, além do soldado Reis, seu colega de farda também foi baleado. Na ocasião, ele foi socorrido e passa bem. Dia depois, já com as Operações em curso, dois policiais foram baleados à luz do dia por criminosos em Santos. Uma policial foi baleada pelas costas no bairro Campo Grande quando fazia patrulhamento.

Após o crime, os criminosos fugiram em direção ao morro São Bento. Lá, atacaram uma viatura do BAEP e balearam outro policial, atingido com um tiro na perna. Na troca de tiros um dos criminosos foi baleado e morreu; outros dois foram presos. Os policiais foram hospitalizados e, felizmente, não correm risco de morrer.

No começo do mês, no dia 10 de julho, outros dois policiais militares haviam sido vítimas de tentativa de homicídio em São Vicente. Durante patrulhamento, os PMs foram surpreendidos por suspeitos armados, que atiraram contra a viatura. Dois policiais ficaram feridos e outros dois, que também estavam no veículo, não foram atingidos. Os militares feridos foram encaminhados ao Hospital Municipal de São Vicente, onde ficaram sob cuidados médicos.

Entre os 12 policiais atacados na região neste ano, oito estavam em serviço, três em folga e um era da reserva.