Defesa Civil de SP alerta para cuidados que você precisa ter em dias de baixa umidade

Existem medidas preventivas essenciais durante períodos de estiagem para resguardar a saúde respiratória e prevenir gripes e alergias

sex, 11/08/2023 - 7h35 | Do Portal do Governo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo recomenda cautela à população em dias de baixa umidade. Nesta sexta-feira (11), a previsão é de tempo firme e seco. Após a passagem da frente fria, hoje não deve haver chuva em nenhuma das áreas monitoradas. As temperaturas vão subir gradativamente no decorrer do dia, proporcionando uma sensação térmica de calor.

A estiagem, causada pela ausência de chuvas, torna o ar mais seco, propiciando problemas respiratórios, gripes e alergias. A umidade relativa do ar terá mínimas de 20% na capital, Sorocaba, Araraquara e Presidente Prudente, atingindo nível de alerta. Já em São José do Rio Preto e Ribeirão Preto ficará abaixo de 20%, o que representa um nível crítico, segundo a Defesa Civil.

Veja a umidade relativa das cidades na tabela a seguir:

De acordo com o meteorologista da Defesa Civil, Vítor Takao Suganuma, nesta tarde, a tendência será de queda significativa nos índices de umidade relativa do ar, aumentando assim o risco para incêndios em praticamente toda extensão do Estado, diante disso.

“A recomendação é de atenção em áreas de vegetação seca. Nos centros urbanos, a qualidade do ar deve cair também, então é importante sempre se manter hidratado”, afirmou o meteorologista Vítor Takao Suganuma.

Além disso, este inverno mais quente piora a tosse seca prolongada, conforme alerta a médica Vera Cruz, pneumologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

Com a baixa umidade do ar é importante que alguns cuidados sejam adotados para evitar complicações de saúde. Não se esqueça: em situações de emergência acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

  • ? Beba água! Não substitua água por bebidas alcoólicas;
  • Use soro fisiológico nos olhos e narinas;
  • Umedeça o ambiente com toalhas molhadas e recipientes com água;
  • Evite objetos que acumulem poeira, como tapetes, cortinas, pelúcias etc.;
  • Evite fazer exercícios físicos quando o ar estiver muito seco;
  • Evite acender fogueiras ou realizar qualquer tipo de queimada.