DAEE vai recuperar estações elevatórias de Lorena I e Pinda IV

Para agilizar o processo, licitação está sendo realizada no sistema Pregão Presencial

qua, 29/06/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) lançou nesta quarta, 29, o processo de licitação para recuperação das instalações elétricas e hidromecânicas das estações elevatórias dos polders Lorena I e Pinda IV. A licitação está sendo realizada no sistema Pregão Presencial, que possibilita uma tramitação bastante rápida do processo. A expectativa é iniciar as obras nos próximos 30 dias.

O DAEE está providenciando também a cessão de direito de uso das instalações de Pindamonhangaba para a Associação dos Usuários do Polder Pinda IV, em fase final de organização, e da casa de bombas do Quatinga, no polder Lorena I, para um dos agricultores locais. A medida atende a uma reivindicação dos agricultores

Os polders do Vale do Paraíba

Os polders são uma importante estrutura para aproveitamento para atividades agrícolas de várzeas que são atingidas regularmente por inundações e períodos de forte estiagem. Eles permitem ampliar as áreas cultivadas e favorecem o aumento na produção. Um sistema de canais e bombas garante a drenagem dos polders na época das chuvas e a captação de água dos rios para irrigação em períodos de estiagem.

O DAEE mantém 16 áreas de polders no Vale do Paraíba, localizadas nos municípios de Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba, Roseira, Aparecida, Guaratinguetá, Lorena, Cachoeira Paulista e Canas. A região apresenta alta produção de arroz, milho, batata, mandioca, feijão, hortaliças e hortifrutigranjeiros.

Do DAEE