Cultura: Projeto insere atividades culturais entre comunidades quilombolas

Objetivo é levar cultura e cidadania para comunidades com bibliotecas e oficinas especiais

sex, 14/07/2006 - 20h50 | Do Portal do Governo

A Caverna do Diabo, localizada em Eldorado – sudoeste do Estado, será palco de uma Oficina de Teatro entre membros das Comunidades de Quilombos da região do Vale do Ribeira, neste sábado e domingo, dias 15 e 16 de julho. A atividade faz parte do Projeto Quilombos Vivos, desenvolvido pela Secretaria da Cultura em parceria com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp).

De acordo com Maria Bernadete Passos, diretora do Departamento de Formação Cultural da Secretaria da Cultura e responsável pelo projeto, o objetivo é levar cultura e cidadania para essas comunidades, por meio de bibliotecas e oficinas especiais que buscam o seu fortalecimento e desenvolvimento cultural.

No último final de semana (08 e 09), o Projeto Quilombos Vivos foi executado em Iperó, região de Sorocaba. Nas instalações da Floresta Nacional de Ipanema, cedida pelo Ibama, quilombolas de várias comunidades do Estado tiveram aulas de voz e de expressão corporal e fizeram uma apresentação cênica, fruto das oficinas coordenadas pela companhia de teatro 7Cênico. Eles representaram situações vividas no cotidiano, sobretudo a luta pela permanência na terra de seus antepassados.

O mesmo grupo de quilombolas já havia participado do primeiro módulo do projeto, sobre História da África. Outros dois módulos estão previstos no projeto Quilombos Vivos.

Na atualidade existem 21 comunidades quilombolas oficialmente reconhecidas pelo Governo do Estado. O reconhecimento é feito por meio de relatório técnico-científico de cunho antropológico elaborado pelo Itesp. Outras 25 comunidades já foram apontadas para reconhecimento.

Serviço:
Oficina de teatro para quilombolas do Vale do Ribeira
Dias: 15 e 16 de julho, a partir das 9 horas
Local: Caverna do Diabo – Eldorado/SP
Informações: (13) 3856-1317/ 1141
Escritório Regional da Fundação Itesp – Pariqüera-Açu – Tiago/ Iara

Da Assessoria de Imprensa do Itesp
(CM)