Crianças comemoram dois anos dos programas ‘Esportesperança’ e ‘Menor pelo Esporte Maior’

Evento foi realizado pelo Governo do Estado no Ginásio do Ibirapuera com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lila Covas

seg, 03/07/2000 - 13h23 | Do Portal do Governo

Evento foi realizado pelo Governo do Estado no Ginásio do Ibirapuera com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lila Covas

Tirar crianças e adolescentes das ruas é o principal objetivo dos programas “Menor pelo Esporte Maior” e “Esportesperança”, desenvolvidos pela Secretaria Estadual de Esporte e Turismo do Estado de São Paulo. Neste domingo, dia 2, mais de 300 crianças atendidas comemoraram os dois anos do programa, no Ginásio do Ibirapuera, zona sul de São Paulo.
O “Esportesperança” prevê a construção de 18 Centros Esportivos e profissionalizantes para atender mais de 5 mil crianças que vivem em favelas de São Paulo. Um desses centros – Colina da Esperança – já foi entregue à comunidade de Vila Nova Cachoeirinha. Com a ajuda da iniciativa privada foi possível oferecer a 350 crianças da região um centro esportivo comunitário, com campo de futebol, quadra poliesportiva e uma sede social para cursos profissionalizantes em panificação, informática, mecânica, pintura e marcenaria. Esse programa será estendido, em breve, aos bairros do Jardim Helena, Jardim Ângela, Capão Redondo, Capela do Socorro, Jardim Cruzeiro e Grajaú.
Durante a solenidade de comemoração do programa foram homenageados os parceiros que estão ajudando na viabilização da Vila Olímpica, já em construção no quilômetro 19 da rodovia Raposo Tavares. Segundo o secretário de Esporte e Turismo, Marcos Arbaitman, a Vila Olímpica vai abrigar 500 crianças e adolescentes carentes, que terão, além da prática esportiva, assistência médica, psicológica, profissional e apoio educacional. São parceiros desse projeto a Construtora Camargo Corrêa, Fundação Telefônica, Fundação Abrinq, Fundação Bradesco, Lisonda, Federação Paulista de Futebol e Grupo Pão de Açúcar.
Participaram da comemoração no Ginásio do Ibirapuera, Lila Covas, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), rabino Henry Sobel, Padre Rosalvino, responsável pelas Obras Sociais Dom Bosco (Itaquera), Wilma Motta, o empresário Mário Amato, Netinho, vocalista do Negritude Júnior, além de representantes das empresas parceiras.