CPTM: Primeiro trem reformado entrará em circulação na Linha Brás – Calmon-Viana

Programa Boa Viagem prevê a recuperação, reforma e modernização de um terço das composições da empresa

ter, 01/08/2006 - 11h30 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) colocou em funcionamento o primeiro trem inteiramente reformado que integra o Programa Boa Viagem. Esse programa visa à recuperação, reforma e modernização de 122 composições, equivalentes a um terço da frota da CPTM, que serão entregues gradativamente. Esse primeiro será utilizado na Linha F (Brás – Calmon-Viana).

O investimento é de aproximadamente R$ 388 milhões. Até agora, 43 trens foram enviados às empresas contratadas para realizar os serviços. As intervenções em curso e a modernização das estações da Linha F possibilitarão a redução dos intervalos de nove para sete minutos nessa linha. Haverá ainda a extensão operacional da Linha C (Osasco – Jurubatuba) até o Grajaú.

Além disso, são realizadas obras para futuro funcionamento do novo Centro de Controle Operacional (CCO), cuja função permitirá que o tráfego de trens das seis linhas da companhia seja comandado de um único local. Hoje, cada par de linhas tem um centro de controle: Brás (linhas E e F), Luz (linhas A e D) e Presidente Altino (linhas B e C).

A centralização proporcionará facilidades, como rápido atendimento no caso de ocorrências relativas à circulação no sistema; padronização dos procedimentos operacionais, além de maior entrosamento entre os setores de operação, manutenção e segurança.

Tecnologia de ponta – A transferência dos equipamentos dos três atuais CCO’s para o novo prédio, no Brás, acontecerá de forma gradativa. A previsão é que o atual CCO do Brás seja o primeiro a ser remanejado. Em seguida, o de Presidente Altino e, por último, o da Luz (com equipamentos totalmente novos). Essas transferências não comprometerão a circulação das máquinas. Os futuros equipamentos do novo CCO, desenvolvidos pelo Consórcio Centro Novo, liderado por Alstom e Bombardier, oferecerão tecnologia de última geração.

Modernização da Linha F prevê várias obras

Orçado em R$ 250,6 milhões, o projeto de remodelação da Linha F compreende várias intervenções. Na primeira fase, a prioridade é para a construção de três novas estações (Jardim Romano, Jardim Helena e USP Leste), modernização de outras duas (Itaim Paulista e Comendador Ermelino Matarazzo) e recuperação de trens, que beneficiarão mais de 120 mil usuários/dia. As obras começaram em março, com previsão de serem concluídas em 12 meses. Estão previstas, ainda, intervenções em via permanente, rede aérea e sistemas de sinalização e telecomunicações, incluindo reformas em subestações elétricas e adaptações em cabines seccionadoras.

Visual arrojado – A remodelação da linha deverá melhorar os padrões de confiabilidade, condições de acessibilidade, conforto e segurança. Com o maior número de trens em circulação, há projeção de que 70 mil novos passageiros se incorporem ao sistema. As três novas estações ganharão visual arrojado e serão ligadas às vias públicas por meio de passarelas, abertas 24 horas, atendendo às comunidades locais.

· USP Leste – Situada entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino Matarazzo, facilitará o acesso de estudantes ao câmpus da USP. Serão duas entradas: uma pela Avenida Dr. Assis Ribeiro, outra pela Rua Senador Elói de Souza. Uma passarela ligará ambas as vias públicas, unificando-se em um mezanino. Do lado oposto, a passagem segue até uma portaria da universidade; a estação terá elevador para portadores de necessidades especiais e uma escada fixa.

· Jardim Helena – Localizada entre as estações São Miguel Paulista e Itaim Paulista, receberá cobertura estruturada numa seqüência de arcos, oferecendo visual diferenciado à região. Passarelas unirão o mezanino às ruas São Gonçalo do Rio das Pedras e Padre Diogo Barbosa. Na plataforma, ligada por escadas rolantes, fixas e um elevador, haverá sanitário para pessoas com deficiência e sala de primeiros socorros.

· Jardim Romano – Projetada entre as estações Itaim Paulista e Engenheiro Manoel Feio, terá estrutura e telhado metálicos, mezanino para as bilheterias, salas operacionais, sanitários públicos e depósito para materiais de limpeza, plataforma com acesso por escadas rolantes, fixa e elevador, área de atendimento ao usuário e sanitário com lavatório e três passarelas de ingresso ao prédio.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

 

(AM)