CPTM distribuirá 12 mil livros nas estações

Programa "Livro Livre" estimula hábito da leitura entre os usuários dos trens metropolitanos

seg, 26/10/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

Quem usa os trens metropolitanos poderá ter uma surpresa enquanto viaja: a partir desta segunda-feira, 26, a CPTM distribuirá cerca de 12 mil livros nas estações. A ação faz parte de mais uma edição do “Livro Livre”, programa anual que espalha livros gratuitamente, buscando estimular a leitura. A abertura do evento ao público acontecerá no Espaço Cultural, que está instalado nomezanino da Estação Brás. 

O “Livro Livre” é um movimento organizado por pessoas comuns, de várias partes do mundo, que acreditam no poder da leitura. A proposta é liberar livros em espaços públicos, transformando a cidade numa biblioteca a céu aberto. A idéia central é que as pessoas encontrem ou ganhem os livros, desfrutem do prazer da leitura e liberem a obra em outro espaço público, para dar continuidade à “corrente da leitura”. Para que a idéia dê certo, no verso da capa de cada livro existe um adesivo que informa do projeto e de como ele funciona. 

Na edição do ano passado, foram distribuídos mais de 30 mil livros em áreas administrativas, estações e no interior dos trens. Na ocasião, a CPTM contou com a parceria das bibliotecas municipais Prefeito Prestes Maia e Monteiro Lobato e da Editora Paulus. 

Este ano, a CPTM conta com os parceiros: ALIS Editora [BH], AABB – Associação Atlética Banco do Brasil, Centro Cultural Banco do Brasil, Editora Nova Cultura, Editora Saraiva, Instituto Ecofuturom, Libre – Liga Brasileira de Editores, Livraria da Vila, Editora Martin Claret e SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros. 

Conheça a programação do evento: 

Segunda-feira, 26
9h – distribuição interna de livros no prédio administrativo da Boa Vista
16h – abertura do evento ao público, com distribuição de livros no Espaço Cultural CPTM (Estação Brás) 

Terça-feira, 27
Distribuição de livros nas estações Osasco, Luz e Barra Funda

Quarta-feira, 28
Distribuição de livros nas estações Santo Amaro, Interlagos, Grajaú e Ribeirão Pires 

Quinta-feira, 29
Distribuição de livros nas estações Guaianazes, Corintihians/Itaquera, Itaim Paulista, Jardim Romano e Jardim Helena/Vila Mara

Sexta-feira, 30
Encerramento do evento na Oficina de Arte da Estação Júlio Prestes

Da CPTM