CPTM aumenta número de viagens para atender demanda

Na quinta-feira, a empresa realizou 1.827 viagens, 104 a mais do que a média programada para os dias

sex, 03/08/2007 - 19h15 | Do Portal do Governo

Por conta da greve dos metroviários, aumentou em 10% os usuários pagantes na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) nesta quinta-feira, 2, foram 952 mil passageiros (pagantes), contra a média diária de 865 mil. No balanço total da empresa, no entanto, o número de pessoas transportadas, cuja média é de 1.600 milhão, diminuiu para 1.350 milhão, em razão das transferências com o Metrô estarem suspensas.

Durante a operação de quinta-feira, a empresa realizou 1.827 viagens, 104 a mais do que a média programada para os dias úteis: 1.723. Nesta sexta-feira, 3, os horários de pico da manhã (normalmente das 5h às 8h) foram estendidos até 9h30. Caso a greve persista, o rush da tarde (17h às 20h) também será alterado para 16h às 21h30.

Às 9h30, a integração físico-tarifária com o Metrô na Estação da Luz foi liberada e, por segurança, às 16 horas será suspensa novamente. As demais integrações nas estações Brás, Barra Funda e Santo Amaro permanecem fechadas, já que as linhas 3 e 5 do Metrô não estão operando.

Por medida de segurança, a Estação Corinthians-Itaquera ficará fechada enquanto durar a greve. A razão se dá pelo fato dos trens do Expresso Leste, que atendem esta estação, já chegarem com um grande número de usuários provenientes de Guaianazes e Tatuapé, não absorvendo o fluxo oriundo do Metrô. Por se uma estação terminal da Linha 3 Vermelha, a estação Corinthians-Itaquera tem um movimento diário de mais de 80 mil pessoas. As opções para os usuários são as estações Dom Bosco ou Tatuapé, da CPTM.

O serviço da Ponte Orca (Operador Regional Coletivo Autônomo), que opera os trechos Barra Funda – Vila Madalena e Cidade Universitária – Vila Madalena ficará suspenso. O reforço no contingente de segurança se mantém em todas as estações, especialmente na Luz, Guaianazes, José Bonifácio, Dom Bosco, Tatuapé, Brás, Calmon Viana, Barra Funda e Santo Amaro. Enquanto durar a greve, o Serviço de Atendimento ao Usuário (telefone 0800 055 0121) funcionará das 5h às 20h, o horário normal é das 7h às 19h;

Operação Controlada

A CPTM voltará a adotar a operação controlada na Estação da Luz, no pico da tarde a fim de direcionar o fluxo de pessoas, de forma a garantir a segurança coletiva. A Estação da Luz recebe, diariamente, mais de 230 mil usuários e este número tende a aumentar, visto que a Linha 3, Vermelha, do Metrô, que leva à zona Leste, está inoperante.

Por conta disso, as entradas da Estação da Luz da CPTM pelas ruas Mauá e Cásper Líbero ficarão fechadas. Isto porque o espaço na área de embarque não comportará a demanda mais intensa. A solução é concentrar o acesso pela porta principal da Praça da Luz. Dessa forma, a medida em que as pessoas embarcam nos trens, novos grupos são liberados para chegar até as plataformas.

Da CPTM