Coral de Libras se apresenta no Dia Nacional dos Surdos

Objetivo é relembrar a importância da inclusão, tanto no dia a dia de pacientes quanto no dos profissionais de saúde

ter, 26/09/2023 - 8h23 | Do Portal do Governo
DownloadReprodução
Coral de Libras de Avaré, da Escola PAN – Paulo Araujo Novaes

Os alunos do curso de Libras e o Coral de Vozes do AME Maria Zélia da Secretaria de Estado da Saúde vão realizar apresentações na unidade nesta terça-feira (26), data em que é celebrado o Dia Nacional dos Surdos, para relembrar a importância da inclusão, tanto no dia a dia de pacientes quanto no dos profissionais de saúde.

“Essa iniciativa reforça o compromisso da nossa equipe em proporcionar atendimentos inclusivos para os pacientes. Ela nos mostra também que, independente da deficiência, podemos nos expressar de diversas maneiras”, afirma Cristianne Eserian Santa, diretora técnica do AME.

Após a realização de uma palestra no ano de 2021, alguns colaboradores do AME Maria Zélia solicitaram que os próximos eventos tivessem um intérprete de Libras para que pudessem participar.

“Em busca de criar um projeto acolhedor e que promovesse a inclusão de todos os colaboradores, encontramos na nossa unidade um profissional que já era professor de Libras fora da unidade e solicitamos que ele realizasse as interpretações das palestras para a língua de sinais, posteriormente ele passou a interpretar as músicas tocadas nos eventos também”, informa a diretora Cristianne Eserian.

No primeiro semestre de 2022, a unidade seguiu comprometida em proporcionar mais inclusão aos seus colaboradores e criou a primeira turma de Libras com a participação de 60 profissionais. A partir dela, o Coral de Libras do AME Maria Zélia foi formado e já realizou apresentações em diversas unidades de saúde.

Além das apresentações musicais, o AME também irá realizar a palestra “Quais foram os maiores desafios em ser surdo e como sua família reagiu” com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que têm a deficiência e demonstrar a importância do apoio familiar para os surdos.