Conservatório de Tatuí tem cursos, concursos e festivais em 2009

Maior escola de música da América Latina terá processo seletivo para contratação de 200 músicos e atores

sex, 02/01/2009 - 10h39 | Do Portal do Governo

Como ocorre todos os anos, o Conservatório de Tatuí abre suas portas a novos aprendizes de música. Em 2009, a novidade é o processo seletivo para a contratação de 200 músicos e atores. A previsão é que as inscrições para ambos comecem na segunda quinzena de janeiro. As datas serão definidas e divulgadas no site da instituição. A quantidade de vagas aos novos alunos também será anunciada no início de 2009 e depende do número de rematrícula. Efetivadas em dezembro de 2008, chegaram a 2.060, distribuídas em 52 cursos de 12 áreas distintas.

A maior procura de rematrícula foi de iniciação musical, com 269 alunos. Em seguida, os cursos de piano (216), violino (210) e violão (154). Além de cursos instrumentais, a instituição oferece ensino de canto, luteria (fabricação de instrumentos musicais) e artes cênicas. A contratação de instrumentistas e atores será para compor os 11 grupos artístico-pedagógicos (cinco tradicionais e seis novos). A jornada de trabalho varia de seis a nove horas semanais.

Para este ano, os apreciadores de música poderão participar de festivais, concursos e encontros que contemplarão todas as áreas artísticas. O retorno de encontros internacionais (estão previstos cinco) e o aumento do número de concursos (os internos e os nacionais) também estão na agenda de 2009. Continuam a ocorrer o Concurso Nacional de Piano “Spartacco Rossi” e o Concurso Nacional de Luteria “Enzo Bertelli”. Estão programados concursos de sopros, percussão, cordas, e composição e arranjos.

Agenda artística

Entre os eventos de destaque, está o Festival de Música Brasileira, que será feito em atividade única com a Mostra Instrumental e o Concurso da Canção. Outra novidade é a criação da Série Compositores, em que um compositor brasileiro é convidado para acompanhar um concerto especial com execução de suas obras e participar de workshop. Almeida Prado abriu a primeira experiência da série, em novembro, e debateu com o público. Além de divulgar os compositores nacionais, a ideia é fazer acervo desses músicos e de seus intérpretes.

Na agenda artística, estão programados a 22ª edição do Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (outubro), a 49ª Semana da Música (novembro), o Coreto Paulista, o Curso de Férias de Inverno (julho) e oficinas itinerantes voltadas às atividades de bandas. Os dez encontros internacionais são bianuais. Em 2009, ocorrerão cinco e os demais, em 2010. Nos dois anos acontecem os encontros de Cordas, Madeiras de Orquestra, Metais, Música Antiga, Música Contemporânea, Percussão, Piano, Saxofonistas, Violonistas e Voz. A ordem deles será definida por sorteio.

Maior escola de música da América Latina, o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, recebeu aprovação recorde de qualidade em pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi, entre os dias 15 e 22 de novembro de 2008. Fundado em 11 de agosto de 1954, recebe estudantes de 20 Estados brasileiros e de países da América Latina e Estados Unidos. Vinculado à Secretaria Estadual da Cultura, é administrado pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí.

Aprovação recorde

Conforme pesquisa do Instituto Vox Populi, a qualidade dos eventos oferecidos pelo Conservatório de Tatuí recebeu total aprovação do público (100%). Considerando todos os indicadores avaliados, 98% dos pais de alunos, 94% dos alunos e mais de 93% dos ex-alunos responderam estar satisfeitos com o conservatório. Ainda de acordo com a avaliação, 53% dos formados exercem atividades remuneradas no mercado de trabalho. Atuam como professores, em orquestra, em banda de baile, músico da noite e em eventos (em ordem decrescente de porcentagem).

A pesquisa mostra que o principal motivo para se matricular na instituição é a intenção de se profissionalizar no mercado musical. O índice de satisfação com o aprendizado alcançou 98% de aprovação dos pais, 95% dos alunos e 91% de ex-alunos. Feita entre os dias 15 e 22 de novembro, a pesquisa envolveu 405 pessoas (alunos, ex-alunos, pais e público) e mensurou a qualidade e o grau de organização dos cursos oferecidos, corpo docente, material didático, instalações físicas, trabalho da equipe de apoio, entre outros quesitos.

SERVIÇO

As inscrições e o processo seletivo serão divulgados no site do conservatório: www.conservatoriodetatui.org.br.

Da Agência Imprensa Oficial