Conheça mais detalhes sobre as próximas etapas das obras do Complexo Jacu Pêssego

O trecho norte foi inaugurado nesta sexta-feira, 27, pelo governador José Serra

sex, 27/06/2008 - 18h24 | Do Portal do Governo

O trecho norte da Jacu Pêssego inaugurado nesta sexta-feira, 27, pelo governador José Serra, é apenas uma das etapas de doto o complexo. Em dezembro passado foi entregue a primeira etapa. Outras duas fases fazem parte do projeto: o trecho sul e a duplicação da Avenida Papa João XXIII.

Trecho sul

Terá 9,9 quilômetros (sendo 6,7 quilômetros no municípios de São Paulo e 3,2 em Mauá), entre a Av. Ragueb Chofi e a Av. Papa João XXIII, incluindo o Viaduto Juscelino Kubitschek, e se ligará ao Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas.

A obra tem previsão de início em janeiro de 2009 e término em março de 2010 e custará R$ 1,43 bilhão, a maior parte (R$ 1,14 bilhão) provenientes dos cofres do Estado e o restante da prefeitura da capital.

Duplicação da Papa João XXIII

Terá uma extensão aproximada de 3,3 km, partindo do final do Rodoanel Sul (interligação) e chegando até o viaduto da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek (final do trecho sul da Jacu Pêssego).

A duplicação tem previsão de início em janeiro de 2009 e de término em março de 2009 e terá um orçamento de cerca de R$ 80 milhões. Beneficiará a região leste da capital, a região do ABCD e a Baixada Santista/ Porto de Santos.

Benefícios

A cargo da Dersa, em convênio com a prefeitura de São Paulo, a obra tem como objetivos proporcionar a mobilidade no transporte de passageiros e cargas, através da consolidação do corredor de tráfego Rodoanel Trecho Sul, Município de Mauá, Av. Jacu-Pêssego, Rodovia Ayrton Senna, Município de Guarulhos e Aeroporto Internacional de Guarulhos;  fazer conexão com a Zona de Desenvolvimento Industrial de Itaquera; melhorar o tráfego local e garantir a acessibilidade; atender a demanda da população com acesso a áreas urbanisticamente tratadas, contendo benfeitorias e melhoramentos; revitalizar o tráfego local, permitindo um sistema integrado de transportes de entorno e a criação do Parque Jacu, através de transformação das áreas remanescentes do viário.

Maria Eugênia Cruz

(I.P.)