Comunidade de Paraisópolis recebe a Jornada da Cidadania

Programação inclui palestras, emissão de documentos e inscrição para casamento comunitário

qui, 10/09/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

Pela segunda vez este ano, a Virada Social leva para os moradores de Paraisópolis a Jornada da Cidadania. O evento é realizado pelo Centro de Integração da Cidadania (CIC), da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. A ação acontecerá nesta sexta-feira e sábado, 11 e 12, no CEU Paraisópolis, das 10 às 16 horas.

Durante a jornada, a população terá acesso a certidões de nascimento, casamento e óbito, além de preencher formulários para emissão de documento de identidade, carteira de trabalho e cadastro de emprego. A programação inclui ainda palestras sobre saúde bucal, prevenção contra a gripe A H1N1, orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, entre outros assuntos.

Para as crianças, foi montada uma programação especial com diversas atividades como pintura de rosto, biblioteca animada do Procon, jogos de dama e dominó, pula-pula, contação de história, gincana recreativa. Haverá também distribuição de algodão doce e pipoca. 

Os moradores do bairro que quiserem participar do casamento comunitário (que será realizado no dia 24 de outubro) poderão fazer sua inscrição. Para isso, o casal deverá apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou certidão de casamento averbada com divórcio (ambas atualizadas), carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF e, se viúvo,  apresentar cópia da certidão de óbito do falecido e a original da certidão de casamento. Os requisitos para a inscrição são: ser maior de 18 anos, morar na região de Santo Amaro e ter renda familiar inferior a R$ 1.500,00. 

O casamento comunitário é um programa realizado pela parceria entre a Secretaria da Justiça, o CEU Paraisópolis e o 29° Ofício de Registro Civil de Pessoas Naturais de Santo Amaro. A ação é direcionada para pessoas de baixa renda, impossibilitadas de arcar com as despesas necessárias à legalização de um casamento. As inscrições são gratuitas.

Serviço
Jornada da Cidadania na Virada Social
Local: CEU Paraisópolis
Data: sexta e sábado, 11 e 12
Horário: das 10 às 16 horas
Endereço: Rua Dr. José Augusto de Souza, Paraisópolis
Fones para informações:
Coordenação do CIC – (011) 3291-2636
CIC Casa da Cidadania – (011) 5021 6624

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania