Competição na USP inscreve escolas para desafios que envolvem habilidades matemáticas

Torneio é destinado a alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares de São Paulo

sáb, 20/04/2024 - 11h30 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno de SP
Alunos resolvem desafios matemáticos no JogoMat

Complementar o ensino de matemática com atividades lúdicas é um dos principais objetivos do Campeonato de Jogos Matemáticos, o JogoMat, que está em sua quinta edição. Promovido pelo Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática João Afonso Pascarelli (Caem), órgão de extensão do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, o torneio auxilia alunos do ensino básico a desenvolverem habilidades para resolver problemas de matemática.

Podem participar escolas públicas e privadas de São Paulo. A competição está programada para acontecer entre 31 de agosto e 14 de setembro, das 8h às 13h, presencialmente no Caem (r. do Matão, 1.010, sala 167, bloco B, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo). As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de abril via formulário.

Além disso, o JogoMat visa a estimular o desenvolvimento dos estudantes em relação a si mesmos e aos outros por meio do raciocínio e da interação entre os jogadores. Nos jogos, os alunos irão aperfeiçoar habilidades cognitivas que também são necessárias na matemática, como a concentração, memória e capacidade de pensar antes de agir, e, assim, terão mais facilidade para assimilar os conteúdos da disciplina.

Durante a competição, os professores terão a chance de avaliar as produções de seus alunos enquanto os auxilia na interpretação das regras, no desenvolvimento de estratégias, na análise e comparação com jogos já conhecidos e no compartilhamento dos raciocínios utilizados nas partidas. A partir desse contato, os docentes poderão introduzir novos modos de ensino em sala de aula.

O campeonato tem apoio e coordenação do VemKaJogar. Entre as modalidades da quinta edição estão o Jogo do Peixinho e Jogo Escopa de 15, veja as regras aqui; além de antigos, como Tic Tac Chec, All Queens e Salto do Cavalo, com mais detalhes neste link.

Confira vídeos da edição de 2023 aqui.

Para inscrever sua escola, preencha esse formulário até o dia 30 de abril, com taxas de R$ 75 (escola pública) e R$ 150 (escola particular), cobrada por cada categoria inscrita. Os valores serão revertidos na compra de medalhas e lance, oferecido na final da competição. Mais informações na página do Jogomat 2024,  pelo e-mail jogomat@ime.usp.br ou pelo telefone (11) 3091-6160.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap