Comitê Paulista realiza encontro técnico com consultores alemães

Consultores têm no currículo experiência nas duas últimas edições do Mundial da FIFA

ter, 13/09/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Comitê Paulista para a Copa do Mundo da FIFA de 2014 promoveu um encontro técnico com consultores alemães com o objetivo de trocar experiências para a realização do evento em São Paulo. Foram discutidas as obrigações contratuais das sedes, marketing e planejamento de tráfego e transportes.

O encontro foi proporcionado pela Agência de Cooperação Internacional Alemã (GIZ), que colocou à disposição de São Paulo consultores com experiência nas duas últimas edições do Mundial da FIFA. Thomas Jedlitschka, advogado e consultor em Megaeventos Esportivos, falou sobre o acordo das Cidades-Sede; ações de marketing e patrocínios foram o tema de Gerd Kolbe, e o especialista em transporte Helmut Hausmann encerrou o encontro apresentando o planejamento utlizado em 2006.

Jedlitschka orientou o Comitê a fazer um check list jurídico, como análise de leis pertinentes e de obrigações contratuais com a FIFA. Kolbe, por sua vez, destacou o sucesso do slogan da Copa da Alemanha – Tempo de Fazer Amigos – e o entusiasmo com que a ideia foi recebida pelo povo alemão. Segundo Kolbe, a população realmente se esforçou para receber bem e ser amável com os visitantes, trabalho posteriormente elogiado pelos turistas e por associações de marketing esportivo. “Médicos, por exemplo, ficaram com seus consultórios abertos à noite para atender emergências dos turistas e não cobraram nada por isso”, contou. Ações semelhantes fizeram com que a “alma” da Copa do Mundo viesse à tona nas cidades alemãs.

O Comitê Paulista e os órgãos responsáveis pela mobilidade urbana em São Paulo – SPTrans, CET, Metrô, CPTM e EMTU – apresentaram o plano preliminar de acesso ao estádio para a Copa de 2014. A ideia é aproveitar as linhas de metrô e trem que servem a região do estádio e garantir que mais de 60% dos torcedores se dirijam aos jogos por esses meios de transporte.

Os participantes do painel sobre transportes fizeram também uma visita às obras do futuro estádio, em Itaquera, na zona leste de São Paulo. O deslocamento foi feito por meio de metrô e trem, para que os consultores conhecessem in loco a proposta paulista. Os trens e estações da CPTM passam por modernização e a Linha 11, que passa por Itaquera, será estendida até Suzano. A Linha 3-Vermelha está reformando 47 trens, que terão o mesmo padrão das unidades novas. Com os investimentos em modernização do sistema, o intervalo entre os trens da Linha 3 passará de 90 segundos para até 82 segundos no horário de pico em 2014.

Os especialistas ficaram impressionados com a infraestrutura de São Paulo e com o estágio de planejamento da cidade para a operação de tráfego nos dias de jogos. “Só me resta dizer: façam o que planejaram”, afirmou Hausmann.

Da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional