Começa entrega extra de remédios do Dose Certa nos muncípios paulistas

Medicamentos são destinados a postos de saúde e serão distribuídos gratuitamente

sex, 05/10/2007 - 10h55 | Do Portal do Governo

No início do mês, a Secretaria de Estado da Saúde começou a distribuir cotas extras de medicamentos básicos – analgésicos, antitérmicos e antibióticos para 388 municípios pequenos, com alto Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS). A ação faz parte do programa de ampliação da assistência farmacêutica gratuita anunciado pelo governo do Estado. Os remédios são destinados aos postos de saúde e distribuídos gratuitamente à população.

Esses municípios receberão 50% a mais de remédios do que recebiam até então, o que representa cerca de 300 milhões de unidades farmacêuticas adicionais por ano. O investimento extra será de R$ 9,2 milhões anuais. A entrega seguirá cronograma preestabelecido pela Fundação para o Remédio Popular (Furp), responsável pela distribuição dos produtos do Programa Dose Certa.

Os municípios contemplados têm menos de 30 mil habitantes, baixa renda per capita, grande concentração de assentamentos ou população flutuante em razão de safras agrícolas. O IPVS é um indicador medido pela Fundação Seade e permite localizar com maior precisão fatores socioeconômicos e demográficos em cada macrorregião do Estado. Também auxiliou a secretaria a mapear os municípios que receberão as cotas extras de medicamentos.

Novos medicamentos

A secretaria ampliou a quantidade de itens do Programa Dose Certa, que distribui medicamentos básicos aos municípios paulistas. Até julho deste ano eram 37, entre antibióticos, xaropes, antiinflamatórios, pomadas e analgésicos. Desde o mês de agosto, seis novos produtos foram incluídos – três anticoncepcionais orais (incluindo a pílula do dia seguinte), dois injetáveis (mensal e trimestral) e DIU. Ainda este mês, 24 medicamentos destinados à saúde mental farão parte do programa, somando 67 tipos de remédios.

Da Secretaria da Saúde