Centro de Referência do Idoso recebe Certificação de Qualidade

Serra sancionou a lei que consolida os direitos e benefícios dos idosos, durante visita a unidade da zona norte da capital

ter, 27/02/2007 - 16h00 | Do Portal do Governo

O governador José Serra visitou nesta terça-feira (27/02) o Centro de Referência do Idoso (CRI), da zona norte da capital. O órgão da Secretaria de Estado da Saúde recebeu hoje a Certificação de Qualidade ISO 9001:2000, da Fundação Carlos Vanzolini. É o primeiro no Brasil a receber esse selo de qualidade.

O ISO 9001:2000 foi entregue após todos os setores do CRI passarem por auditoria da Fundação, que é ligada à Universidade de São Paulo (USP). A avaliação teve como foco a organização do atendimento e a padronização de serviços.

O Centro de Referência, que reúne diversos serviços gratuitos em apenas um ambiente, atende mensalmente 15 mil cidadãos da terceira idade, em 18 especialidades médicas e oito especialidades assistenciais, como fisioterapia e nutrição. A zona norte da capital tem cerca de 300 mil idosos.

Na área médica, há consultórios de especialidades equipados para pequenas cirurgias, que realizam exames de endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma, audiometria, ultrassonografia, raio-x, mamografia, odontologia e fisioterapia.

Serra declarou que o certificado de qualidade merece ser estendido à comunidade e à Congregação Santa Catarina, que administra o Centro de Referência do Idoso. Ele citou a proporção entre pacientes e funcionários como um dos motivos pelo bom atendimento. “Trabalham aqui cerca de 200 pessoas, ou seja, um funcionário para cada grupo de três idosos atendidos, isso sem contar os voluntários, que exercem um papel muito importante”.

O Centro de Referência do Idoso da zona norte, inaugurado em fevereiro de 2005, desenvolve também atividades para lazer dos freqüentadores. No local há baile, aulas de violão, canto, artesanato e oficina de tricô. Eles podem também fazer alongamentos e caminhadas, acompanhados por monitores. Além disso, o CRI oferece aulas de alfabetização e, para os mais vaidosos, manicure e pedicuro.

O secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, disse que o selo de qualidade coroa um trabalho que começou há dois anos, quando o Centro de Referência do Idoso foi inaugurado. “Graças à dedicação desse grupo de pessoas envolvidas é possível oferecer esse atendimento de qualidade”, ressaltou.

Além do CRI da zona norte, há o Centro de Referência da zona leste, que foi inaugurado em setembro de 2001. As duas unidades realizam cerca de três mil atendimentos por mês. O governador afirmou que pretende instalar outros centros como esses em todo o Estado.

Consolidação da lei dos idosos

Durante visita a unidade, o governador José Serra sancionou a Lei nº 12.518/07, que consolida a legislação relativa aos idosos no Estado de São Paulo. Foram revogadas 31 leis antigas.

Segundo o governador, a consolidação não acrescenta nenhum direito novo, mas torna mais fácil a interpretação da legislação. “Agora fica mais fácil saber o que existe, conhecer e interpretar a lei. Portanto é um passo relevante”.

Participaram também do evento os secretários da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e de Assistência e Desenvolvimento Social, Rogério Amato, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Rodrigo Garcia, a diretora geral do CRI, irmã Maria da Penha Fiórido, Melvin Cymbalista, representante da Fundação Carlos Vanzolini, entre outras autoridades.

André Muniz