Carretas de Mamografias de SP realizam mais de 24 mil atendimentos em 2023

Programa Mulheres de Peito estará na cidade de Sumaré a partir de 3 de janeiro

ter, 19/12/2023 - 15h38 | Do Portal do Governo

As Carretas de Mamografias, do Programa Mulheres de Peito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, realizaram 24.123 exames até o dia 16 de dezembro, resultado 25% superior à meta anual de atendimentos. Até o fim desta semana (23), o serviço seguirá sendo ofertado nos municípios de Ubatuba e Alumínio, regiões de Taubaté e Sorocaba, respectivamente.

As carretas oferecem exames de mamografia gratuitamente por meio do SUS para mulheres de 50 a 69 anos de idade, sem necessidade de pedido médico ou agendamento. As mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 também podem realizar o exame, desde que apresentem a solicitação médica, RG e Cartão Nacional de Saúde (CNS), popularmente conhecido como cartão do SUS.

A partir de 3 de janeiro de 2024, o serviço estará disponível para atender a população do município de Sumaré, na região de Campinas. Os exames serão realizados nas cidades até o dia 13.

O programa tem por objetivo incentivar mulheres a realizar o exame de mamografia para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama, como fez a psicóloga Alessandra Giovannetti, de 51 anos, residente do município de Bauru, atendida pela unidade itinerante em novembro.

“O atendimento foi impecável desde a recepção. O exame é um pouco desconfortável, mas a enfermeira que realizou foi sensacional, prestativa e cuidadosa, inclusive com outras pessoas que observei enquanto aguardava a minha vez. Há uma padronização de qualidade muito bem organizada. Saí de lá já com as imagens em mãos e o laudo saiu após alguns dias”, afirmou.

Os exames são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h, exceto feriados. As unidades móveis podem atender até 50 pacientes por dia nos dias de semana e, aos sábados, realizar 25 atendimentos.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap