Câncer de mama é tema de curso na capital para profissionais da saúde

Enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais devem inscrever-se até sábado

qua, 27/02/2008 - 10h11 | Do Portal do Governo

A primeira etapa do curso de capacitação em câncer de mama será realizada de 3 de março a 12 de maio, das 13 às 16h30, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Equipes multidisciplinares, voluntários, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas e demais interessados em ampliar conhecimentos sobre a doença devem efetivar suas inscrições até 1º de março, sábado. A União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (Unaccam), organizadora do evento, oferece 20 vagas. Interessados em participar devem contatar a instituição por telefone ou por e-mail (veja serviço).

São parceiros da Unaccam a Escola de Ginecologia Professor José Aristodemo Pinotti, a Associação Brasileira de Mastologia, a Sociedade Brasileira de Oncologia, a Sociedade Brasileira de Cuidados Paliativos, o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, o Hospital Pérola Byington e o Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha.

O treinamento, realizado sempre às segundas-feiras, abordará anatomia e fisiologia da mama, principais problemas da saúde mamária da mulher, estratégias de diagnóstico, cirurgia terapêutica conservadora, o aparecimento câncer de mama e sua formação, psicologia no tratamento quimioterápico, direitos sociais, reconstrução da mamária, sexualidade, como lidar com o corpo após a doença, cuidados paliativos, entre outros temas.

Disseminar

A idéia é explorar os conhecimentos científicos e oferecer aos inscritos subsídios sobre a moléstia e as atuais formas de prevenção, sejam as primárias, sejam as de diagnóstico precoce. Cada módulo será abordado por professores doutores e especialistas no assunto – Ivo Carelli Filho, presidente da Associação Brasileira de Mastologia Regional São Paulo e Nise Yamaguchi, ex-diretora científica da Sociedade Brasileira de Cancerologia e coordenadora da Rede Brasileira de Combate ao Câncer; professores da Escola de Ginecologia do Professor Pinotti, da FMUSP, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.

O objetivo é habilitar e capacitar voluntários para que possam atuar nas áreas de prevenção primária e apoio aos pacientes e seus familiares.

O curso é realizado em 12 meses. A primeira etapa vai de março a maio e a segunda, de setembro a dezembro. No segundo semestre, constam da metodologia de ensino aulas práticas. De acordo com os organizadores, os participantes recebem certificados e estão aptos a atuar em hospitais, paróquias e centros de bairros.

Câncer de mama está aumentado

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o de mama é o mais incidente entre as mulheres. Em 2004 foram 53 casos a cada 100 mil pessoas, enquanto em 2003 a estimativa era de 46 ocorrências para cada 100 mil. Naquele ano, a doença foi responsável por 9.335 óbitos. E as estatísticas aumentam desde então. As taxas de morbidade e mortalidade poderiam ser reduzidas se o mal fosse detectado precocemente.

A Unaccam é tradicional na realização deste treinamento. Há oito anos é pioneira em capacitar voluntários para apoiar as vítimas de câncer de mama. Hoje, 48 cidades do Estado de São Paulo contam com o trabalho promovido pela Unaccam.

SERVIÇO

Primeira etapa do curso de capacitação em câncer de mama será 3 de março a 12 de maio, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

Local – Auditório José Bonifácio

Avenida Pedro Álvares Cabral, 201

Palácio Nove de Julho – Ibirapuera – São Paulo – SP

Inscrições até 1º de março, pelo email unaccam@unaccam.org ou pelos telefones: (11) 6976-1902 / 9333-3733, com Cleusa; (11) 3884-3297, com Iria; (11) 3889-8287 / 9658-6098, com Maria do Carmo; (11) 3285-6587 / 9141-1594, Maria Eugênia; e (11) 7255-6363 – Unaccam

Taxa de R$ 150,00 para custeio do material didático (apostilas e pastas) e lanches

 

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)