Campanha de vacinação contra gripe foi prorrogada até 14 de junho

A novidade da campanha deste ano é a inclusão do grupo de mulheres que deram à luz em até 45 dias entre a população alvo

seg, 03/06/2013 - 17h49 | Do Portal do Governo

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até 14 de junho. “É muito importante que as pessoas não deixem para se vacinar na última hora. Isso porque o poder de imunização da vacina só está completo quinze dias após a vacinação. Vale esclarecer que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção”, afirma a diretora de Imunização da Secretaria da saúde, Helena Sato.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A novidade da campanha é a inclusão do grupo de mulheres puérperas (que deram à luz em até 45 dias) entre a população alvo. Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B. Os postos de saúde abrem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, até o dia 17.

A Secretaria da Saúde distribuiu cerca de 2 milhões de doses do antiviral Oseltamivir (popularmente conhecido como Tamiflu) para os municípios paulistas. O abastecimento do medicamento é destinado aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave e pode ser prescrito pelo médico responsável pelo atendimento nas unidades de saúde de cada município.

O objetivo é facilitar o acesso e o uso adequado do medicamento. A recomendação é que a população procure o serviço de saúde mais próximo sempre que a síndrome viral caracterizar-se por um quadro de febre, tosse, dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: dores nas articulações, dores musculares ou dor de cabeça.

Do Portal do Governo do Estado