Campanha de prevenção e imunização contra o vírus H1N1 continua nos presídios da SAP

Objetivo é manter presos e funcionários imunes à doença e conscientes das formas de contágio

sáb, 22/05/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

A campanha de imunização contra o vírus influenza (H1N1) continua a ser realizada nas unidades prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). A ação é fundamental para evitar transtornos graves de saúde. Somente no mês de maio foram aplicadas mais de mil doses em funcionários e reeducandos. 

Na Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto a campanha abrangeu 289 pessoas. Preocupado em manter atualizada a situação vacinal de todos os funcionários e presos, o Núcleo de Saúde da unidade também aproveitou para aplicar as vacinas contra Hepatite B e Tríplice Viral – contra sarampo, caxumba e rubéola – em 65 pessoas que se encontravam em falta dessa. A campanha contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde, professores e alunos do Curso de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP).

Orientações e palestras ocorreram no Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de Itapetininga, onde todos foram alertados dos cuidados que devem ter para evitar o contágio do vírus. As datas para a aplicação da vacina já foram marcadas e devem acontecer em breve.

No Centro de Detenção Provisória (CR) de Santo André e no Centro de Ressocialização de Araçatuba, todos foram imunizados, atingindo cerca de 1,8 mil pessoas.

Na Penitenciária II de Balbinos, alguns cuidados foram colocados em prática, como um plano de contingência elaborado por profissionais de saúde da unidade, instalação de higienizadores para as mãos em locais estratégicos como a entrada do refeitório, setor de portaria e enfermaria, além da distribuição de panfletos informativos aos visitantes.

Da Secretaria da Administração Penitenciária