Butantan: Instituto lança guia gratuito para identificação de carrapatos no Brasil

Obra deve ajudar profissionais da saúde no combate a doenças infecto-contagiosas

qui, 18/05/2006 - 11h13 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan, da Secretaria de Estado da Saúde, lança nesta sexta-feira, 19 de maio, às 18h30, um guia completo e gratuito para facilitar a identificação das espécies de carrapatos existentes no país, auxiliando no combate de doenças infecto-contagiosas transmitidas por esses parasitas.

Voltado a instituições de ensino e profissionais de saúde que atuam em zonas rurais, o livro “Carrapatos de importância médico-veterinária da região neotropical – um guia ilustrado para identificação de espécies” visa contribuir para a formação de técnicos em taxonomia de carrapatos, com informações sobre a distribuição das espécies, seus hospedeiros e principais doenças transmitidas.

Existem cerca de 240 espécies de carrapatos no mundo, dos quais 46 em regiões tropicais. Trinta e oito espécies são encontradas exclusivamente nessas regiões.

“O conhecimento das diferentes espécies de carrapatos e sua distribuição é fundamental para o planejamento das ações de saúde pública no Brasil”, afirma a pesquisadora do Instituto Butantan Darci Moraes Barros-Battesti, uma das autoras do guia.

Para solicitar o livro basta que o profissional entre em contato diretamente com o Butantan, pelos telefones (11) 3726-9257 / 3726-7222.          O lançamento da publicação ocorrerá no museu biológico do Instituto_ avenida Vital Brasil, 1.500, zona oeste da capital.