Bombeiros salvaram 17 pessoas nas represas neste verão

A ação faz parte da Operação Verão, realizada nas represas Guarapiranga e Billings

sáb, 23/02/2008 - 17h35 | Do Portal do Governo

Operação do Corpo de Bombeiros realizada neste verão nas represas Guarapiranga, na zona sul da Capital, e Billings, na região do ABC paulista, com objetivo de evitar mortes por afogamento, já realizou 17 salvamentos e resgatou oito embarcações desde o dia 1º de dezembro de 2007, data do início dos trabalhos. Nesse período, foram registradas 18 mortes na Guarapiranga e 17 na Billings. Segundo os bombeiros, a maioria dessas mortes (28 casos) ocorreu em locais fora do horário e da área de prevenção.

Durante o ano inteiro há um trabalho preventivo, na Guarapiranga, realizado por 12 bombeiros. A corporação recebe no verão o reforço de mais 29 homens para atuarem na operação especial, que termina no dia 31 de março. Eles trabalham das 8h30 às 19h30, todos os dias da semana, em sete botes motorizados e três motos aquáticas.

As equipes são divididas para fazer a prevenção nas sete praias mais freqüentadas de toda a represa: Parque Guarapiranga, Praia da Lola, Guaraci, Crispin, Hidroavião, Castelo e Praia dos Funcionários Públicos. A represa está localizada na divisa de São Paulo com Embu-Guaçu e Itapecerica da Serra.

Na represa Billings, localizada na divisa dos municípios de São Bernardo do Campo e São Paulo, durante a temporada, aos sábados, domingos e feriados os bombeiros trabalham com dois botes motorizados e quatro homens fazendo a prevenção em duas praias da região, o Parque Estoril e a Prainha. Fora da temporada a represa conta com dois bombeiros.

Da Secretaria de Segurança Pública