Boletim sobre a situação dos serviços afetados pelas chuvas – 15h

Governo de SP atua de forma ininterrupta no monitoramento e atendimento de ocorrências provocadas por tempestades e ventania

sáb, 04/11/2023 - 15h11 | Do Portal do Governo

Desde a tarde da última sexta-feira (3), o Governo do Estado de São Paulo atua de forma ininterrupta no monitoramento e atendimento de ocorrências provocadas por tempestades e rajadas de vento que atingiram o estado. A gestão paulista está em contato com as concessionárias de energia elétrica, que atuam sob regulação da União, para reforçar a necessidade de esforço emergencial e a urgência na normalização do fornecimento de eletricidade.

Até o início da tarde deste sábado (4), as concessionárias Enel, CPFL e EDP informaram corte de energia nas cidades de São Paulo, Osasco, Ourinhos, Avaré, Itapetininga, Sorocaba, Salto, Itu, Indaiatuba, Santos, Bauru, Jaú, Piracicaba, Americana, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Suzano, São Sebastião, Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis, Poá, Guaratinguetá, Caraguatatuba, São José dos Campos, Taubaté, Lorena, Santa Branca, Pindamonhangaba, Jacareí, Caçapava, Monteiro Lobato, Cachoeira Paulista, Roseira, Tremembé, Aparecida, Cruzeiro, Jambeiro, Potim e Canas.

Abastecimento de água

A Sabesp está em contato permanente com as concessionárias de eletricidade para acompanhar a situação e solicita que a população reduza o consumo de água até a normalização completa dos serviços. Por conta da falta de energia, houve paralisação em diversas instalações e estações elevatórias, reduzindo o nível dos reservatórios da companhia.

Na manhã deste sábado, os pontos mais críticos de falta de água na capital ficam nas regiões de Americanópolis, São Mateus, Itaquera, Vila Mariana, Vila Clara, Santa Etelvina, Guaianases, Cidade Tiradentes, Vila Mascote, Vila Santa Catarina, Vila Joaniza, Campo Grande, Jardim Promissão, Pedreira, Cidade Ademar, Chácara Flora, Morumbi e Capão Redondo.

Na Grande São Paulo, o desabastecimento afeta os municípios de Itapecerica da Serra, Mauá, Cotia, Santo André, Diadema, Osasco, Barueri, Guarulhos, Taboão da Serra, Itaquaquecetuba, Biritiba Mirim e Suzano.

A Sabesp está trabalhando de forma emergencial para abastecimento dos locais críticos com caminhões-tanque. Ainda não há previsão para o restabelecimento total do fornecimento regular de água.

Defesa Civil

O número de mortes em decorrência dos temporais subiu para seis em todo o estado, conforme boletim da Defesa Civil neste sábado. Uma pessoa morreu em Limeira, atingida por um muro; uma em Osasco, após queda de árvore sobre um carro; uma em Santo André, atingida por destroços que caíram de um prédio; e uma em Suzano e duas na capital, todas após quedas de árvores. A Defesa Civil também atendeu cerca de cem desabamentos em todo o estado, em ocorrências com danos em muros, casas e destelhamentos de imóveis.

As Defesas Civis estadual e municipais e o Corpo de Bombeiros registraram mais de 2 mil chamados em ocorrências em 40 cidades. Na última quarta (1), a Defesa Civil divulgou alertas para todo o estado, principalmente para a faixa leste e cidades do interior. Até o momento, não há previsão de novas tempestades e vendavais para o final de semana.