BOLETIM DOS SERVIÇOS ESTADUAIS – GREVE METRÔ, CPTM E SABESP – 03/10/2023 – 18h

Veja a situação do funcionamento dos serviços públicos de transporte e da Sabesp

ter, 03/10/2023 - 18h27 | Do Portal do Governo

O Governo de SP, por meio Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP), vai instaurar um processo administrativo para apurar a falha no sistema de energia da Linha 9-Esmeralda ocorrida nesta terça-feira (3). Qualquer inconformidade verificada é apurada e, se confirmada, as sanções e penalidades previstas em contrato são aplicadas. A energia foi reestabelecida e os primeiros trens estão em funcionamento.

Linhas do metrô e trens metropolitanos em funcionamento
Metrô
• Linha 1- Azul: fechada
• Linha 2- Verde: fechada
• Linha 3-Vermelha: fechada
• Linha 4-Amarela (ViaQuatro): funcionamento normal
• Linha 5-Lilás (Via Mobilidade): funcionamento normal
• Linha 15- Prata: fechada

Trens
• Linha 7- Rubi: de Caieiras a Luz
• Linha 8- Diamante (Via Mobilidade): funcionamento normal
• Linha 9- Esmeralda (Via Mobilidade): linha em operação e trecho entre Pinheiros a Jaguaré operando via singela
• Linha 10- Turquesa: fechada
• Linha 11-Coral: de Guaianases a Luz
• Linha 12- Safira: fechada
• Linha 13- Jade: fechada
Integrações abertas: Linha 7-Rubi na Estação Barra Funda com a Linha 8-Diamante / Linha 11-Coral e 7-Rubi na Estação Luz com a Linha 4-Amarela.
As transferências com a Linha 3-Vermelha, na Barra Funda, e com a Linha 1 Azul, na Luz, continuam fechadas.

Sabesp
Os sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos seguem operando regularmente. Os serviços essenciais não foram impactados. Não foi necessário, até o momento, adotar o plano de contingência já que os serviços à população seguem normais.

Descumprimento Judicial
Na tarde de hoje, o Tribunal Regional do Trablho (TRT) determinou que cada um dos três sindicatos que representam os trabalhadores da CPTM seja responsável isoladamente pelo pagamento de R$ 500 mil por conta do descumprimento de Decisão Judicial que estabelecia que a empresa operasse com 100% da sua capacidade no horário de pico. A decisão, segundo a juíza, tem como objetivo evitar que os transtornos ocorridos no período da manhã não se repitam no atual horário de pico.
Também nesta terça, o Tribunal de Justiça de São Paulo indeferiu pedido de liminar solicitado pela deputada Paula Nunes dos Santos (PSOL) que visava impedir a contratação pelo Metrô de serviço especializado de manutenção dos trens da Linha 15-Prata. A decisão reforça o conceito do Metrô em priorizar a celeridade na aquisição de um serviço fundamental para o bom funcionamento da linha, atendimento à população, com custeio que atende os requisitos de sustentabilidade econômica da empresa.

Atendimentos de saúde

DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Corredor verde com ciclovia
Estação Camilo Haddad, linha 15 prata
10/06/2022
©Márcia Alves/Metrô SP

Os hospitais estaduais estão funcionando normalmente no dia de hoje. Os pacientes dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) da capital e de outras unidades de saúde da rede estadual que tinham uma consulta ou exame no dia de hoje terão seus reagendamentos garantidos.
O agendamento poderá ser feito diretamente com a unidade por telefone ou presencial durante o horário de funcionamento, das 7h às 19h.

Acompanhe pelas redes oficiais do Governo de SP (@governosp) a atualização dos serviços públicos e os impactos da greve dos funcionários do Metrô, CPTM e Sabesp. Novos boletins também serão divulgados periodicamente