Biblioteca de São Paulo homenageia um dos maiores analistas de quadrinhos do País

Waldomiro Vergueiro é o homenageado no programa Sábados da Memória das Artes Gráficas

sex, 05/11/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Biblioteca de São Paulo, espaço cultural do Governo administrado em parceria com a Poiesis – Organização Social de Cultura, receberá o professor Waldomiro Vergueiro, um dos principais pesquisadores de quadrinhos no Brasil, para homenagem no Sábados da Memória das Artes Gráficas, neste sábado, 6, às 10 horas.

Formado em Biblioteconomia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, mestre e doutor em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Wladomiro atua como chefe do Departamento de Biblioteconomia e Documentação na USP, onde também leciona Editoração em História em Quadrinhos. Colaborador dos veículos International Journal of Comic Art, Revista Latinoamericana de Estudios de La Historieta e dos portais Omelete e Pop Corn, Waldomiro é fundador e coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos e também responsável pela organização dos livros O Tico-Tico: Centenário da primeira revista em quadrinhos do Brasil e Muito Além dos Quadrinhos, Waldomiro é autor de La historieta latinoamericana Tomo II:Brasil, Como usar histórias em quadrinhos em sala de aula e Quadrinhos na educação: da rejeição à prática.

O depoimento de Waldomiro Vergueiro, assim como o dos demais que já passaram pela BSP, será gravado e transcrito para gerar cadernos biográficos vendidos a preço de custo na Biblioteca. A homenagem não termina aí: Waldomiro também deixará a marca de sua mão em uma lajota de concreto a ser aplicada num totem da fama dentro da Biblioteca.

Com esta ação, a Biblioteca de São Paulo espera, em pouco tempo, deixar registrado um abrangente histórico dessa importante arte, que pouco foi preservada. Seus protagonistas serão os artistas e todos aqueles que de alguma forma colaboraram para o crescimento dessa arte no Brasil. O evento é gratuito. A entrada na BSP é feita mediante apresentação das carteirinhas de visitante ou usuário, que podem ser solicitadas na recepção.

Serviço
Sábados da Memória das Artes Gráficas
Dia 6, às 10 horas
Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude
Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2089-0800
Site: www.bibliotecadesaopaulo.org.br
Blog: www.bibliotecadesaopaulo.blogspot.com    
Twitter: www.twitter.com/spbiblioteca

Da Biblioteca de São Paulo